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Como driblar a contabilidade de R$ 49,00

Toda vez que ouço falar em contabilidade de baixo custo vem junto o termo revolução. Não tem nada de revolução! Tem a ver com Estratégia de Marketing. É a melhor estratégia??? Eu acho que não. Saiba como driblá-la.

postado 28/03/2017 10:24:14 - 2.366 acessos

Toda vez que ouço falar em contabilidade de baixo custo vem junto o termo revolução. Não tem nada de revolução! Tem a ver com Estratégia de Marketing. Como assim Estratégia de Marketing??? Óbvio, dentre as estratégias de marketing o preço é uma delas. É a melhor estratégia???  

Ouço dezenas de reclamações sobre o baixo preço dos honorários praticados pelas famosas contabilidades on-line. Também já mencionei várias vezes que 99% dos escritórios já são on-line integralmente ou parcialmente pois já entregam quase tudo por e-mail ou via aplicativos. Me parece que o maior prejudicado nessa história foi o motoboy.

Hoje temos centenas de contabilidades no Brasil que se denominam contabilidade on-line, porém conhecemos uma ou duas ou talvez três. Por que? Porque as demais não têm recursos financeiros nem apoiadores para investirem em marketing. Hoje já temos contabilidade a R$ 29,00, e por que não fazemos um alarde? Porque ninguém viu, pois, estas pequenas empresas (escritórios) não tem recursos para investirem em marketing ou assessoria de imprensa.

Como o seu escritório pode driblar esta concorrência por preço? Existem várias formas. Os especialistas dizem que você deve mostrar o seu diferencial. Hein??? Diferencial??? Temos esse diferencial??? Ou vamos tentar enganar o cliente dizendo que fazemos coisas que realmente não fazemos. Não adianta falar para o prospect (cliente em potencial) que você faz um plano de negócios, fluxo de caixa diário, mensal e anual, captação de recursos, análise financeira, bla, bla, bla.... Isso você pode até fazer mas custa caro e na maioria das vezes o cliente não quer pagar por isso e se você fizer gratuitamente ou a preço baixo a sua margem operacional vai despencar e o seu tempo que já é escasso vai sumir. Pense em oferecer conteúdo que agregue valor para a maioria dos seus clientes.

Então Rogerio, o que devemos fazer para driblar os R$ 49,00? Primeiro você deve estruturar o seu escritório em três pilares fundamentais. 1. Organização: Controle e Qualidade no Atendimento dos clientes. 2. Pessoas: Colaboradores que vestem a camisa da sua empresa e que estão dispostos a aprender e evoluir. A contrapartida para ter esses colaboradores não é somente a remuneração financeira, mas sim o reconhecimento por um bom trabalho, criação de um plano de carreira onde ele venha a se tornar diretor ou sócio do seu escritório e por fim um propósito para o seu escritório. Onde você quer chegar.  3. Vendas e Marketing o calcanhar de Aquiles dos amigos contadores. A grande dificuldade é a venda. Hoje 99% dos escritórios crescem apenas por indicação, o famoso boca a boca. Entretanto, para muitos o boca a boca não está sendo suficiente para superar a crise e continuar crescendo pois estão perdendo bastante clientes. A grande sacada é você investir em marketing, de preferência marketing digital que é mais barato e dá um retorno muito melhor que outros investimentos.

Rogerio em função da crise, perda de clientes, inadimplência alta e aumento de custos não tenho dinheiro para investir em marketing. Como fazer? Primeiro você deve descobrir qual é o melhor formato de marketing e o montante a ser investido versus o retorno que isso lhe trará. Então precisará pesquisar bastante sobre o assunto antes de efetuar qualquer investimento ou simplesmente dizer que não tem recursos. Segundo, após todo estudo de caso e planejamento para marketing e vendas vamos em busca dos recursos. Nesta hora tem que aflorar em você o espirito empreendedor, você precisará tomar algum risco para crescer. Segundo Jorge Paulo Lemann: O maior risco é não correr riscos, não dá para ficar sem correr nenhum risco, senão você não faz nada. Então, busque financiamento bancário, apoiadores, investidores, sócios, novos parceiros, amigos, enfim, todos que puderem ajudar o seu crescimento.

Segue abaixo 5 dicas antes de iniciar o seu Projeto Vencedor.

1. Elabore um planejamento estratégico para o seu escritório.

2. Crie uma abordagem de vendas diferenciada para novos empreendedores.

3. Pense, pense e repense sobre a precificação de seus serviços. Foque na margem operacional. Você pode ter um preço competitivo e com ótima rentabilidade.

4. O escritório precisa de um vendedor. Se não pode contratar um então você foi o escolhido. A moda hoje é o tal encantador de clientes. Aprenda a encantá-los.

5. Foque seus recursos em marketing digital. Procure profissionais com expertise em contabilidade ou serviços para pequenas e medias empresas.

Isso não tem nada a ver com a contabilidade on-line, de baixo preço. Isso tem a ver com estratégia e planejamento de curto, médio e longo prazo. Você precisa pensar fora da caixa e analisar as mudanças que estão ocorrendo no mundo globalizado. A maioria dos clientes não está buscando preço e sim atendimento diferenciado, ágil e assertivo.

Pense como o seu escritório vai surfar esta nova onda e seja o número 1 em abertura de novas empresas em sua cidade. Oferece aos novos empreendedores conteúdo de altíssima qualidade.

Rogerio Fameli - CEO da Arena PME / Fundador do Abertura Simples / Especialista em Marketing Digital.

 

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