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Contabilidade tecnológica:

Existem muitas criticas em relação a contabilidade online, mas por que não fazemos um benchmarking com estas empresas e não aprendemos com eles o que é possível aprimorar em nossos negócios? Só assim é possível crescer no mercado competitivo.

29/03/2017 13:26:16

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Contabilidade tecnológica:

   Prefiro utilizar o termo “contabilidade tecnológica” ao invés de “contabilidade online”, e por que esta preferência? Pois bem, o termo online é apenas uma forma de descrever a maneiro de como se relacionar com o seu cliente, mas a tecnologia por trás disso é o que faz toda a diferença, trazendo agilidade aos processos. Em tempos tão modernos, é impossível não se adequar! Não tem como viver em uma bolha para o resto da vida, as coisas mudam, as coisas se transformam e as coisas evoluem. Mas que coisas são estas? E a resposta é: Tudo, todas as coisas! A maneira de alugar uma casa para passar uma temporada ou férias mudou, hoje temos o AIRBNB e não precisamos recorrer apenas as imobiliárias, pois a tecnologia nos conecta diretamente aos proprietários de imóveis e que possuem o interesse em alugar ou compartilhar seu imóvel como um todo ou parte dele. A maneira de se locomover pela cidade, que antes era feita de ônibus, metrô ou de taxi, também mudou, e hoje temos a UBER, CABIFY etc.

   Hoje fazemos compras online, e não apenas de vestuários, calçados, eletrodomésticos e aparelhos eletrônicos, mas praticamente tudo o que precisamos, podemos comprar online, por meio da internet, inclusive compras em supermercados, pois temos os denominados “shoppers” e as plataformas que os disponibilizam para nosso conforto e comodidade. Temos a modalidade “dropshipping” uma nova técnica para a gestão da cadeia de suprimentos, qual é utilizada pela MadeiraMadeira, empresa no segmento de materiais de construção e que só em 2016 cresceu 100% e está entre as 50 maiores e-commerces do país, na 24ª colocação (fonte gazeta do povo). A própria receita federal vem se aprimorando, informatizando e ficando cada vez mais tecnológica para evitar fraudes, sonegações, inconsistências e aumentar a eficiência nos controles, fiscalizações e cobranças de impostos. Por qual razão a contabilidade deveria parar no tempo? O que vos leva a crer que a contabilidade também não se tornaria tecnológica e que não usaria a tecnologia propriamente dita a seu favor?

   É justamente este o ponto onde quero chegar, não estou aqui para discutir modelos a serem praticados e maneiras de se trabalhar, de dizer quem está certo e quem está errado, quem está praticando a concorrência desleal e quem não está, para isto e para estes fins eu deixo que os conselhos o façam.

   Apenas quero trazer diante de todos, as oportunidades que a tecnologia pode gerar, os benefícios que ela pode trazer para os escritórios e para os clientes dos escritórios, trazendo consigo mais agilidade na prestação dos serviços e segurança nas informações, além, é claro, de redução nos custos da prestação dos serviços e tempo para os empresários poderem repensar os seus negócios.

   Os modelos tradicionais de prestação de serviços de contabilidade, não vão desaparecer, existem pessoas que preferem estes modelos tradicionais e as que não preferem, não são as empresas quem determinam este gosto, é o seu público quem o define, assim como há quem prefira fazer compras online e quem prefira ir a uma loja física para ter uma experiência e contato direto com o produto.

   É perfeitamente possível, por meio do benchmarking, aprimorar seus serviços e melhorar a sua qualidade, com mais tempo poupado e mais agilidade é possível gerar diferenciais e agregar mais valor ao seu cliente e ao serviço prestado, e fazer valer a proposta de valor ao invés de simplesmente preço.

   Muitos empresários do ramo estão assustados com toda esta evolução do mercado contábil, isto é perfeitamente normal, porém é totalmente adaptável e reversível. Não existe a necessidade de se criar nada para usufruir dos benefícios da tecnologia, pois já existem empresas que disponibilizam esta interface para fazer a conexão entre escritórios e clientes, o que é preciso fazer é remodelar o seu negócio, a forma de se relacionar com o seu cliente e a forma de prospectar novos clientes. Lembre-se, grande parte das pessoas e talvez dos seus futuros clientes, estão na internet.

   Leio muitos artigos, dos quais recebo deste renomado site da classe contábil, e sempre vejo palavras pejorativas para descrever a “concorrência desleal” dos escritórios de contabilidade online, mas esta concorrência desleal já existia antes mesmo do advindo da contabilidade online e perdura nos tempos atuais.

   Recentemente fiz uma pesquisa de mercado, para ver a quantas andam os preços de alguns dos serviços contábeis, e me deparei com valores inacreditáveis e até impraticáveis, ao menos imagino que sejam impraticáveis, e estes valores são de escritórios que possuem modelos tradicionais na prestação de serviços de contabilidade. Então, não foi a contabilidade online quem trouxe este problema, ele já existia... e o que é possível fazer? Em relação a concorrência desleal, deixem que os conselhos verifiquem isto e que façam o que precisa ser feito. Mas o que “você” pode fazer, é agregar valor ao seu serviço, é aumentar a percepção de valor por parte do seu cliente, uma das maneiras de aumentar esta percepção de valor é se especializando no segmento de mercado do seu cliente, você precisa entender as dores dele e trazer soluções reais e que façam a diferença para o seu negócio, gerar uma relação de confiança e segurança. Ser apenas um gerador de guias de recolhimento de impostos e um contador de balanços e balancetes, não vai gerar reconhecimento por parte do mercado, é necessário ser um contador gerencial e ser um parceiro para o crescimento do negócio do seu cliente.

   Aí você me pergunta novamente: - Mas como vou concorrer com a contabilidade online, com a contabilizei? A resposta é simples, com a contabilizei ou qualquer outra startup, você não vai concorrer, é impossível concorrer com eles... sabe por que? Porque eles recebem investimento pesado para continuarem no mercado e para prospectar a cada dia novos clientes, e este é o foco principal de uma “startup”, gerar o reconhecimento da marca e estabelecer uma marca. Eles recebem rodadas e mais rodadas de investimento para a consagração do negócio e investimento em marketing. Concorrer com um modelo de negócios destes, que recebe milhões a cada rodada de investing, é suicídio. O caminho para concorrer com uma startup deste porte, está na qualidade da prestação de serviço e no valor agregado.

   Neste longo caminho da contabilidade até os tempos futuros, muitas coisas ainda estão por vir, muito ainda irá mudar e se transformar, cabe a você tomar uma iniciativa. Parar no tempo e ficar reclamando, enquanto seus concorrentes deslancham em sua frente ou tomar uma atitude e remodelar o seu negócio e angariar novas fatias de mercado, focando cada vez mais em qualidade e valor agregado e em segmentação de mercado e novos nichos de atuação.

   Existe um detalhe importante, a contabilidade online ainda é limitada! Ela trabalha com alguns nichos de mercado, são nichos bem específicos, e existem muitos outros segmentos e nichos, que não são possíveis de serem atendidos por este modelo de prestação de serviço. Então, com uma visão empreendedora, investimento de tempo (que já está mais do que na hora de ser investido) e um bom planejamento estratégico, é possível mudar os rumos da sua empresa e lançar-se em um mundo repleto de oportunidades, de crescimento sustentável com um modelo de negócios perfeitamente escalável.

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