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Benchmarking e posicionamento estratégico com o uso da curva de valor.

Como cita o livro "A estratégia do oceano azul", a ferramente curva de valor traz inúmeras vantagens, entre elas conhecer o seu negocio e explorar oportunidades como a inovação. E por meio deste artigo, entenderemos como isto é possível.

04/04/2017 11:21:32

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Benchmarking e posicionamento estratégico com o uso da curva de valor.

         O livro a estratégia do oceano azul, traz a proposta de criar novos mercados com uma proposta de valor, levando em consideração o seu mercado de atuação, pontos fortes e pontos fracos, criar inovação, explorar seus diferenciais e apostar neles. Para tanto, é necessário realizar uma pesquisa de mercado e buscar aperfeiçoamento e comparabilidade junto a sua concorrência. Esta, com certeza é uma maneira inteligente e oportuna de conhecer e refletir a fundo sobre sua empresa ou negócio. É uma excelente ferramenta, fácil de ser usada e que pode trazer muitos benefícios para sua empresa, estratégia de negócios e mercado de atuação. E por que benchmarking? Ora, vamos entender o que é benchmarking. Portando, vamos descrever sua definição, que segundo o palestrante e economista, HILSDORF, Carlos (2010):

“Benchmarking é uma ferramenta de gestão que consiste na mensuração da performance de uma organização, permitindo que ela compare sua eficiência com a de outras organizações, frequentemente com a empresa líder do segmento ou outro concorrente muito relevante.

Esta prática não significa copiar o que a concorrência está fazendo, mas aprender com ela através da observação e comparação das melhores práticas. O benchmarking pode e deve ser utilizado mesmo quando buscamos um posicionamento competitivo de unicidade (sermos reconhecidos como únicos, à parte da concorrência). Por isso, é fundamental compreender que benchmarking visa a utilização de inteligência competitiva para atingir uma posição estratégica privilegiada. Além disso, é preciso ter em mente que benchmarking não é uma ação isolada, mas sim um processo contínuo. ”

         Já que definimos o que é benchmarking, então o que é um “oceano azul” no mundo dos negócios? Pois bem, para os autores do livro acima citado, W. Chan Kim e Renée Mauborgne, definem o “oceano azul” como a criação de um espaço de mercado favorável ao seu negócio ou a sua própria inovação, distanciando-se da sua concorrência e ou tornando ela irrelevante. Como forma bem objetiva de definir o “oceano azul” e a diferenciar do “oceano vermelho”, que seria um mercado de alta concorrência, temos o seguinte quadro extraído do livro:

 

Estratégia do oceano vermelho

Estratégia do oceano Azul

Competir nos espaços de mercado existentes.

Criar espaços de mercado inexploráveis.

Vencer os concorrentes.

Tornar a concorrência irrelevante.

Aproveitar a demanda existente.

Criar e capturar a nova demanda.

Exercer o trade-off valor-custo.

Romper o trade-off valor-custo.

Alinhar todo o sistema de atividades da empresa com sua escolha estratégica de diferenciação ou baixo custo.

Alinhar todo o sistema de atividades da empresa em busca da diferenciação e baixo custo.


         Dentro deste livro, também é possível entender os 6 princípios que envolvem a estratégia do oceano azul, que são:

 

Princípios de formulação

Fatores de risco atenuados por cada princípio

  1. Reconstrua as fronteiras do mercado
  2. Concentre-se no panorama geral, não nos números.
  3. Vá além da demanda existente.
  4. Acerte a sequência estratégica.

Risco da busca

Risco do planejamento

Risco da escala

Risco do modelo de negócios

Princípios de execução

Fatores de risco atenuados por cada princípio

  1. Supere as principais barreiras organizacionais.
  2. 2.     Introduza a execução na estratégia.

Risco organizacional.

Risco da gestão

 

         O quadro acima, apresenta os seis princípios que impulsionam a formulação e a execução bem-sucedida da estratégia do oceano azul, pois apresenta os riscos envolvidos em cada princípio. Abaixo trago um exemplo de curva de valor, para fins didático e reflexivos em como ele é feito na pratica.

         Note que você faz uma pontuação de atributos da sua empresa com as empresas de seus concorrentes. Realizando esta avaliação, com pontuações que vão de 1 a 10, você pode verificar a curva de valor que é criada e quão bem colocado em alguns atributos você está diante da sua concorrência. Lembre-se, não existe mercado perfeito.

         A realização de um benchmarking, consiste em melhorar sua empresa, seus processos e modelo de negócio e estratégias competitivas, conforme já mencionado por HILSDORF e não fazendo sentido a cópia do modelo já praticado e consagrado de seu concorrente, cada empresa possui um know-how diferente, técnicas para realização de determinados métodos e processos. Desta forma, com um uso sincero da curva de valor, em um processo de benchmarking e suas fases (planejamento, levantamento de dados, análise, adaptação e implementação), analisando de forma criteriosa cada atributo de seus potenciais concorrentes em comparação com os seus, é possível identificar estes pontos de melhoria e inovação, e até mesmo encontrar oportunidades em um mercado altamente competitivo. 

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