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Coleta Online Transmissão com Certificado Digital

Indignado com a posição da Secretaria da Receita Federal quanto ao suporte prestado ao contribuinte registrei uma reclamação junto à ouvidoria, só então recebi uma resposta que poderia me orientar na execução dos serviços de transmissão de arquivos

postado 10/04/2017 08:13:25 - 2.789 acessos

Todos nós tivemos problemas ao tentar transmitir dados através do COLETA ONLINE da receita federal, na tentativa de enviar os arquivos. Instalamos e desintalamos inumeras vezes os navegadores (todos) e o java na versão mais atualizada, e nada.

No meu caso procurei um suporte que pudesse me atender, fiz uma visita ao CAC, e nada.

Em fim, por orientação do próprio CAC, acessei o canal de atendimento da Receita federal (FALE CONOSCO) e postei duas vezes pedido de auxilio na solução do problema.

Ao atendimento da Receita federal (FALE CONOSCO.

Prezados senhores, para nossa atividade a utilização do coleta online encontra-se impossível, os erros de compatibilidade são inúmeros, variando entre os mais diversos navegadores (Crome, Internet Explorer, Mozila, etc) no decorrer das diversas tentativas que realizamos desde o dia 03/03 até esta data, conseguimos eliminar diversos deste conflitos, restando como o mais favorável par ao uso o Internet Explorer, porém, depois de tudo pronto a remessa é impossível com a utilização do certificado digital, pois recebemos um pop up com a seguinte mensagem: erro inesperado - "netscape.javascript.jsexception: unknown source:no description" e daí não conseguimos evoluir.

Recebemos as respostas da receita através do orgão abaixo identificado, nos enviou estes e-mails:

1º do 

Prezado(a) Senhor(a),
Agradecemos a sua mensagem. Solicitamos que efetue os seguintes
procedimentos:
1 Ir no painel de controle do Windows
2 Opção Java
3 Clicar na aba Geral
4 Clicar no botão Definições
5 Clicar em Excluir Arquivos
6 No Internet Explorer, clicar em Opções da Internet
7 Clicar na aba Geral
8 Clicar no botão Excluir
9 Fechar e abrir o navegador
Alternativamente, você pode tentar transmitir utilizando outros navegadores, como o Mozilla Firefox ou Google Chrome.
Caso não obtenha sucesso, pedimos que retorne o contato.
Atenciosamente,
Serviço de Fale Conosco
Secretaria da Receita Federal do Brasil

2º do 

Prezado(a) Senhor(a),

Agradecemos a sua mensagem.

Lamentamos mas não temos orientações adicionais aos procedimentos já
descritos. Os problemas técnicos pontuais dos contribuintes não podem ser
resolvidos através deste serviço Fale Conosco. Sugerimos verificar se os
programas instalados em seu computador encontram-se atualizados. Verifique
também as configurações de antivírus. Caso persista o problema, procure
auxílio de um especialista da área de informática.

Certifique-se também que executou os procedimentos sugeridos em
https://www38.receita.fazenda.gov.br/cadsincnac/jsp/coleta/ajuda/certificado/instrucoes_applet.html

Caso ache necessário, registre uma reclamação na Ouvidoria-Geral do
Ministério da Fazenda.

Orientamos também a guardar cópia das telas com os erros apresentados para
serem utilizadas caso necessite de comprovação.

Atenciosamente,
Serviço de Fale Conosco
Secretaria da Receita Federal do Brasil


Indignado com a posição da Secretaria da Receita Federal quanto ao suporte prestado ao contribuinte fui obrigado a recorrer à OUVIDORIA da Receita federal e então recebi uma resposta digna, veja

Resposta à Mensagem 966706

Sr(a) PAULO SERGIO DA SILVA ALVES

Em atenção à sua manifestação, esta Ouvidoria esclarece que repassou o assunto à Área Técnica através do Acionamento 2017/000211779 e obteve os seguintes esclarecimentos:

?Os navegadores Internet Explorer, Google Chrome e Mozilla Firefox nas suas versões mais recentes não estão dando mais suporte para o carregamento do Java na aplicação da Receita Federal.

O SERPRO está trabalhando em uma solução mais robusta que não dependerá do Java para transmissão com certificado, mas a mesma ainda está em fase de testes finais. Por enquanto, o que sugerimos é utilizar as versões mais antigas, ou seja, instalar o Internet Explorer 9 ou o Mozilla Firefox anterior à versão 52. Testamos com a versão 51 e o applet é carregado perfeitamente.

Também é necessário seguir os passos de gerenciamento de exceções na página a seguir:
https://www38.receita.fazenda.gov.br/cadsincnac/jsp/coleta/ajuda/certificado/instrucoes_applet.html ?

Ouvidoria é um Canal de Pós-Atendimento RFB, ou seja, um órgão especializado na recepção de reclamações, sugestões, elogios e denúncias, relativos aos serviços prestados pelos órgãos do Ministério da Fazenda e pela RFB. Ou seja, qualquer outro assunto que não os acima elencados, deverão ser tratados pelos canais de atendimento presencial ou a distância, disponibilizados pela RFB.

Disponha desta Ouvidoria, sempre que julgar necessário.

Atenciosamente,

Ouvidoria-Geral do Ministério da Fazenda

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