Contábeis o portal da profissão contábil

21
Aug 2017
12:39
você está em:

Conteúdo » Artigos

Mesma essência para nomenclatura diferente

Funções da Contabilidade como auditoria e controladoria nunca poderão ser substituídas por programas de computador.

postado 26/04/2017 08:32:32 - 1.391 acessos

Recentemente lendo uma dessas revistas que tratam sobre reposicionamento no mercado de trabalho, um jovem estudante de Ciências Contábeis demonstrando sua preocupação, questionou, se com o advento das novas tecnologias o curso de Ciências Contábeis estava com os dias contados e consequentemente estaria correndo risco de ser extinto no futuro.

Conforme o Conselho Federal de Contabilidade, há 528.230 profissionais ativos registrados no Brasil, incluindo os de formação técnica e os bacharéis, isso sem contar as organizações contábeis, que somam outras 59 mil. Apesar do grande número de profissionais, há carência de mão de obra especializada. Muitos concluem o curso e ficam parados no tempo, ao passo que a profissão é dinâmica.

O dia 25 de abril, era celebrado o dia do contabilista, até que em 1997, a primeira turma do STJ, ao apreciar o REsp 112.190/RS, decidiu, que não existe a profissão de “contabilista”.

Em seguida, através da Lei nº 12.249/2010, o termo “contabilista” foi substituído pelo termo “profissionais da Contabilidade”. Em função desta mudança, o CFC passou a dizer que no dia 25 de abril se comemora o dia da Contabilidade, abrangendo Técnico em Contabilidade e Contador

Você deve estar se perguntando, o porquê de todo este emaranhado de números. A resposta é simples, tem o intuito de dizer ao jovem estudante que o advento das novas tecnologias é imprescindível para o desenvolvimento da Contabilidade.

Há de se ter em mente que as ferramentas desenvolvidas na área da informática contribuem para a organização e otimização do trabalho dos profissionais da Contabilidade. No entanto, há decisões, análises e orientações que não podem ser substituídas pelo computador. Aí que entra a expertise do profissional qualificado.

Dissemos que a profissão é dinâmica, assim como a informática. Porém, funções da Contabilidade como auditoria e controladoria nunca poderão ser substituídas por programas de computador.

Neste aspecto não vale inteligência artificial, mas sim indivíduos dotados de atividade mental que possa dar racionalidade ao curso de ações para que as organizações, seja pública ou privada possam atingir seus objetivos. Uma organização sem contabilidade é uma entidade sem memória, sem identidade e sem as mínimas condições de sobrevivência, ou de até mesmo, planejar seu crescimento.

Em outras palavras, Contabilidade também é planejamento. Falando em planejamento, cabe aqui um adendo, de que o poder público planeja bem, mas executa mal. Não podemos dizer o mesmo da iniciativa privada.

Digo aos principiantes na profissão e aos que “pararam no tempo” que o CFC publicou a NBC PG 12 (R2) que trata da Educação Profissional Continuada, cuja atividade visa atualizar e expandir os conhecimentos e competências técnicas e profissionais, as habilidades multidisciplinares e a elevação do comportamento social, moral e ético dos profissionais da Contabilidade.

Qualificação nunca é demais. Com a amplitude da profissão contábil existem áreas de atuação e termos empregados no dia a dia, tais como, contabilidade dos setores aéreo, elétrico, eleitoral, hospitalar, social, enforcement, break even point, compliance, day trade, swap e muitos outros que se o profissional não estiver atualizado, particularmente acho muito difícil que ele saiba o significado e aplicação na prática dessas áreas e termos.

Estudiosos são categóricos ao afirmar que o profissional da Contabilidade no século XXI deve ter um conhecimento amplo e qualificado em função das novas necessidades do mercado, que dispõe de muitas informações em reduzido espaço de tempo.

Por fim, tranquilizando nosso jovem estudante de que a profissão contábil não sucumbirá, ao passo que o profissional da Contabilidade estará fadado ao insucesso caso não saia de sua zona de conforto. Pois já dizia o Senador João Lyra Tavares “trabalhemos, pois, tão convencidos de nosso triunfo”. Parabéns aos profissionais da Contabilidade.
Artigo enviado por
Comentários

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

TOP ENVIO DE Artigos

Consulta de NFes direto da Sefaz Com download automático de XMLs de NFes e NFSes, DANFes e mais

20% de desconto nos primeiros 6 meses! Descontos especiais para escritórios contábeis.

conheça mais

Facebook


x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.07 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César