PARTICIPE

O Maior Evento Online Contábil do País - Inscrições gratuitas

19 a 23 de junho de 2017

www.conbcon.com.br
x

Contábeis o portal da profissão contábil

28
May 2017
13:35
você está em:

Conteúdo » Artigos

Morar na lagoa, perder pra sapo - Parte 4 - Uma maça podre...!

Uma das grandes virtudes de um líder, é saber gerir sua equipe de trabalho e reter os melhores funcionários.

postado 11/05/2017 15:36:39 - 1.636 acessos

Uma das grandes virtudes de um líder, é saber gerir sua equipe de trabalho e reter os melhores funcionários. O contador morar na lagoa, perder pra sapo não tem noção que essa ferramenta é importante para aperfeiçoar os funcionários que precisam adquirir um conhecimento maior, como também reter e motivar bons funcionários.

Esse contador é extremamente inseguro, precisa se auto afirmar para acreditar realmente que faz alguma diferença, mesmo que seja motivo de chacota. Usa sua posição na empresa, sua autoridade para impor situações constrangedoras e que prejudicam o ambiente de trabalho.

Certa vez, o diretor da empresa chamou o chefe do departamento fiscal e o contador morar na lagoa e perder pra sapo para uma conversa, queria saber o rendimento da nova funcionária do setor fiscal. A intenção do diretor era saber se a funcionaria tinha conhecimento suficiente para se tornar chefe do setor e assim o chefe da fiscal ser remanejado para o contábil. O chefe da fiscal falou que a mesma tinha potencial sim, mais ainda estava muito crua, necessitava mais de acompanhamento, treinamento e informação, visto que a fiscal é uma área de constante mudança e a atenção é muito importante na realização das tarefas. O contador vendo que o chefe da fiscal tinha argumentos consistentes, embasados e de forte aceitação, resolveu intervir, para mostrar que tinha o controle da situação e bradou... "se está aqui, é porque tem qualidade, fui eu que escolhi, pode colocar ela na nova função, que darei todo o suporte necessário". O chefe da fiscal não concordou, mais aceitou respeitando a hierarquia, passou então para o setor contábil e a nova funcionaria para chefe de fiscal. O resultado foi claro, mais 4 meses de trabalho da funcionária sem qualquer respaldo do contador, algumas multas por erros fiscais e a demissão homologada.

Não contente, o contador via que o chefe contábil ganhava cada vez mais credibilidade, mostrava conhecimento e auxiliava a todos os setores, seja resolvendo, indicando ou apenas ouvindo sugestões, reclamações... na verdade fazia o verdadeiro papel que o contador deveria fazer, mais não fazia, pois não tinha tal capacidade. Sabendo do eminente crescimento da empatia dos outros funcionários pelo chefe contábil, sabia que precisava agir com medo de perder o emprego. Sendo assim sempre procurava por defeito naquilo que o chefe fazia, falava nos corredores que o mesmo não vestia a camisa da empresa, que fazia coisas erradas que ele havia descoberto, na frente dos funcionários era uma coisa, mais por fora era outra.

Novamente o resultado estava claro... em pouco tempo o chefe contábil foi demitido, outros funcionários foram contratados, claro, ganhando menos, com menor qualidade, todos esperando um respaldo do contador para crescerem na profissão, até se frustrarem e pedirem para sair ou pararem de render, vendo que ali, com o contador morar na lagoa, perder pra sapo, somente ele pode brilhar.

Não é segredo pra ninguém que funcionário bom, dá retorno ao escritório, sendo muitas vezes o responsável por segurar empresa, funcionário bom estuda, se aprimora, evolui, com isso o escritório evolui, as empresas evoluem, todos crescem, todos ganham. Agora o ditado é antigo, mais tem muito valor, uma maça podre realmente estraga todas as outras, a não ser que essa maça seja apanhada antes por alguém que realmente deseja aproveita-la.
Artigo enviado por
Comentários

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

TOP ENVIO DE Artigos

Consulta de NFes direto da Sefaz Com download automático de XMLs de NFes e NFSes, DANFes e mais

20% de desconto nos primeiros 6 meses! Descontos especiais para escritórios contábeis.

conheça mais

Facebook


Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.07 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César