x

Carreira

Você sabe trabalhar sob pressão? Faça o teste

Saber trabalhar sob pressão é uma das habilidades mais valorizadas nas empresas. O teste identifica sua capacidade de resposta.

20/06/2017 10:15:29

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Você sabe trabalhar sob pressão? Faça o teste

Você Sabe Trabalhar Sob Pressão?  Faça o Teste.

Por Ernesto Berg

Saber trabalhar sob pressão é uma habilidade muito valorizada no ambiente empresarial, pois revela os profissionais que têm capacidade de operar e produzir em condições estressantes e adversas, algo comum em grande parte das organizações atuais.

Responda às afirmações baseando-se no que sucede com você atualmente.

S = SIM        N = NÃO        AV = ÀS VEZES 

1. Enfrento dificuldades de forma positiva.  S    N   AV

2. Percebo como meu comportamento afeta às outras pessoas.  S    N   AV 

3. Faço uso dos feedbacks e críticas para o meu próprio crescimento.  S    N   AV

4. Tenho facilidade de ouvir argumentos sem fazer prejulgamentos.  S    N   AV 

5. Quando os prazos são muito pequenos para concluir um trabalho eu fico nervoso

    ou ansioso.  S    N   AV

6. Quando cometo um erro eu o admito sem constrangimento.  S    N   AV 

7. Não consigo parar de pensar no trabalho mesmo quando estou em casa. S    N   AV

8. Não tenho atitudes defensivas quando sou criticado.  S    N   AV

9. Quando a pressão no trabalho é muito grande durmo mal à noite.  S    N   AV

10. Mesmo em meio às dificuldades consigo manter o senso de humor. S    N   AV

11. Posso tornar-me ríspido com as pessoas quando algo me irrita. S    N   AV

12. Mantenho a calma quando sofro um revés. S    N   AV

13. Procuro olhar as coisas pelo ponto de vista da outra pessoa. S    N   AV 

14. Quando persigo com afinco meus objetivos sei como administrar o estresse, a

      irritação e a ansiedade. S    N   AV                                                              

15. Quando a pressão é grande tenho dificuldade de me manter calmo. S    N   AV

16. Quando a pressão é grande tenho dificuldade de concentrar-me no trabalho.

      S    N   AV

17. Sei administrar mal-entendidos e  desavenças com habilidade. S    N   AV

18. Consigo  acalmar-me rapidamente mesmo  diante de situações preocupantes que

      acontecem no trabalho. S    N   AV

 

     Faça sua Contagem de Pontos

Marque um ponto para cada resposta SIM dadas às seguintes afirmações:1, 2, 3, 4, 6, 8, 10, 12, 13, 14, 17, 18

Marque um ponto para cada resposta NÃO dadas às seguintes afirmações: 5, 7, 9, 11, 15, 16

Marque meio ponto para cada resposta ÀS VEZES.

 

TOTAL DE PONTOS_______

SEU RESULTADO

De 16 a 18 pontos. Parabéns. Você não apenas sabe trabalhar sob pressão, como também atuar em condições desfavoráveis. Tem habilidade para desenvolver atividades em situações adversas sem se deixar importunar grandemente pelas circunstâncias - o que não significa que não seja afetado por elas -, mas sabe como gerenciá-las adequadamente e dar uma resposta positiva à situação.

De 13 a 15,5 pontos. Seu escore é médio. Significa que, por um lado, você sabe lidar em certa medida com situações de pressão e se esforça em manter o equilíbrio e adaptar-se às circunstâncias; mas, em outros momentos, sente-se incomodado e tem dificuldade em atuar e conviver com isso. Veja onde não pontuou ou obteve meio ponto. É o indicativo de onde pode melhorar.

Abaixo de 13 pontos. Este resultado indica grande dificuldade em agir em estados de pressão no trabalho. Provavelmente você sente-se tolhido, ou mesmo angustiado, quando a situação ocorre e sua produtividade é muito afetada pelas circunstâncias. Revela também uma tendência a se estressar com certa facilidade. Verifique as questões onde você não pontuou, ou teve meio ponto, pois é onde precisa melhorar.                                                                                 

Comentário. Uma pesquisa da Harvard Business School, dos Estados Unidos, demonstrou que saber agir e dar repostas positivas em situações de alta pressão é um fator determinante que distingue os profissionais de sucesso dos que não são bem-sucedidos. Eles têm o que se chama de inteligência emocional desenvolvida, e sabem conviver e atuar, não apenas em circunstâncias adversas, como também em qualquer outro ambiente em que se encontram. 

Texto extraído e condensado do livro “35 Testes para Avaliar suas Habilidades Profissionais – VOLUME II”, de Ernesto Artur Berg, Juruá Editora. Para adquirir o livro impresso, ou a versão digital, acesse o site  www.quebrandobarreiras.com.br seção de LIVROS.

Ernesto Berg
Consultor de empresas, professor, palestrante, articulista, autor de 16 livros, especialista em desenvolvimento organizacional, negociação, gestão do tempo, criatividade na tomada de decisão, administração de conflitos.  Graduado em Administração e Sociologia,  Pós-graduado em Administração pela FVG de Brasília. Foi executivo do Serpro em Brasília por 9 anos e consultor Senior da Alexander Proudfoot Company de São Paulo.

Editor do site www.quebrandobarreiras.com.br voltado para a área de recursos humanos, administração e negócios. Email: [email protected]

 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.