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Por que aprender calcular o preço se a concorrência força vender quase de graça?

É verdade que cada ano que passa os preços são puxados para baixo, fazendo ser quase impossível valer a pena continuar com os negócios. Sendo assim, qual é o motivo para investir no estudo do custeio e precificação?

05/07/2017 16:36:25

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Por que aprender calcular o preço se a concorrência força vender quase de graça?

  Quando iniciei a minha vida profissional, constantemente ouvia dizer que nos dias de hoje - naquele tempo - já não mais é possível ficar rico e até parecia ter sentido, pois os poderosos tinham dinheiro e  “dinheiro faz dinheiro”, pelo menos é o que se pregava. Se o dinheiro faz dinheiro, então o que o trabalho faz? Será que o trabalho faz trabalho e nada mais que isso? Diziam também, e ainda dizem, que quem trabalha não tem tempo para ganhar dinheiro. Se tudo isso está certo, então tem algo errado, especialmente num tempo em que sugiram muitos novos ricos.

  Na minha caminhada tive a oportunidade de ver pessoas pobres ficarem ricos, mas também presenciei ricos que tornaram pobres. A lição que aprendi é que nem tudo o que popularmente se propaga é verdadeiro. Muitas vezes pode simplesmente ser uma desculpa para os desmotivados, acomodados, medrosos, inseguros que antecipam desculpas para justificar o futuro que imagina ser para ele..

  Agora que já entendemos que tudo pode estar certo, mas que também pode ser simplesmente falácias populares, é preciso que busquemos a nossa verdade, que construamos no nosso futuro independente das expectativas alheias. Claro que é importante e necessário, ouvir, pois há pessoas experientes desejosos de ajudar, mas além de ouvir é preciso refletir para compreender o que é bom e aquilo que é falácia! Peço que considerem este artigo como uma informação e o processe, se for útil aplique na sua vida profissional para que seja cada vez mais produtiva. Ficar rico? Talvez, desde que seja um dos objetivos da sua vida.

  Calcular o preço de venda deveria ser uma atividade de alto conhecimento para qualquer pessoa, especialmente aos empresários, mas acredite: são poucos os que dominam. As empresas tem função social, como gerar empregos e prestar serviços para a sociedade ter mais conforto, mas somente conseguirá se estiver viva, pois empresa quebrada só presta desserviço à sociedade, pois as pessoas trabalham com a insegurança de receber o salário justo, clientes podem não receber o serviço ou produto dentro das especificações mínimas legais e morais.

  Para que seja afastado o risco da empresas quebrar é necessários que as operações sejam sempre bem calculadas para que os preços assegurem a lucratividade necessária para que ela permaneça viva. Qualquer empresário conhece a regra básica: a receita bruta precisa ser maior que a somatória de todos os custos e despesas, para que reste o lucro líquido que garantirá a continuidade. Para que o preço de venda não atenda este princípio é indispensável fazer os cálculos com a adoção de princípios testados e aprovados no mundo comercial. Preços altos dificultam a venda, mas preços baixos, que facilitam as vendas, poderiam interromper a trajetória de sucesso.

  Os preços sempre foram puxados para baixo, pois tecnologias são criadas e disponibilizadas para todos que a procuram e elas permitem que se produza mais com menos, proporcionando a redução dos preços. No passado a população tinha menos conforto (carroças como meio de transporte, banha para conservar os alimentos, cartas para se comunicar etc.) que hoje, mas no futuro certamente outras facilidades com preços menores serão disponibilizadas. Isto acontecerá por que é o desejo dos consumidores, nós também somos, e os empresários procuram atender estas expectativas. Aqueles que conseguem incorporar trabalho, tecnologia, produtos e serviços desejados pelo consumidor com preço acessível poderão alcaçar maior sucesso. Preços que não cobrem os custos somente anteciparam o fim, portanto é indispensável saber calcular.

  Como calcular corretamente o preço de venda? É simples! Compreender o que são despesas e custos e como atribuí-los em cada etapa. Pesquise os preços praticados pela concorrência, investigue os valores percebidos pelo cliente e calcule o lucro necessário para a empresas. Com base nestas informações defina o preço de venda.

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