x

Empresarial

Ensaio sobre Os Cinco Elementos da Gestão de Pessoas

Este pequeno artigo, trata de forma sucinta um insight. Vários autores ilustres já abordaram o tema, como Chiavenatto, que aponta 6 aspectos para uma boa gestão de pessoal. Trata-se de um ensaio, para uma linha de pensamento que virá, ainda maior...

11/07/2017 13:05:50

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Ensaio sobre Os Cinco Elementos da Gestão de Pessoas

Uma das grandes armas de uma organização empresarial é uma boa utilização da politica de gestão de pessoas.


Trata-se de uma técnica primordialmente do setor de Recursos Humanos das instituições, porem, as chefias de todos os setores assim como os diretores das mesmas, estão envolvidos neste processo técnico.


Podemos fragmentar a Gestão de Pessoas em Cinco pontos: Contratação, Alocação, Capacitação, Humanização e Aperfeiçoamento.


Contratação envolve analisar as aptidões do individuo, seu potencial e perfil característico de sua personalidade.


Alocação e o passo seguinte, onde o individuo e alocado ao posto de trabalho mais apropriado com seu perfil pessoal.


O incentivo e estimulo a novos conhecimentos e técnicas produtivas faz parte da Capacitação, promovendo a reciclagem e atualizado profissional do individuo, com palestras, cursos, seminários entre outras formas.


Valorizar o individuo como pessoa e profissional faz parte do processo de Humanização, onde uma avalição criteriosa, verifica concessão de benefícios, visando uma valoração mutua entre empresa x obreiro.


Por fim temos o Aperfeiçoamento. É a busca constante de renovar e atualizar técnicas e procedimentos da empresa e dos profissionais. A partir do momento em o obreiro, já capacitado e alocado em seu posto de trabalho, pode sugerir e inovar nos processos de produtividades, incentivado a aplicar conceitos próprios na cadeia produtiva, desenvolvido com experiência e dialogo com seus colegas e/ou superiores.


Estes fatores são fundamentais no sucesso das instituições e em sua constante melhoria, da mesma forma na melhoria do empregados, refletindo nos demais campos da vida destes. Toda sociedade pode se beneficiar com estas ações.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.