Contábeis o portal da profissão contábil

17
Nov 2017
21:13
você está em:

Conteúdo » Artigos

Pessoa Jurídica Titular de EIRELI

Desde sua criação, a Lei da EIRELI deixava uma dúvida com relação a possibilidade de Pessoa Jurídica poder ou não ser titular de uma empresa nesta modalidade. Neste artigo iremos esclarecer o atual entendimento sobre o tema.

postado 14/07/2017 08:24:31 - 2.757 acessos

Esse artigo tem o intuito de esclarecer o atual entendimento acerca da possibilidade de Pessoa Jurídica poder atuar na condição de titular de EIRELI.

Para iniciar, vale citar que a Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (EIRELI) surgiu por meio da Lei 12.441/11, que por sua vez alterou a Lei 10.406/2002 (Código Civil), no qual foi adicionado o artigo 980-A.

Desde sua criação, a Lei da EIRELI deixava uma dúvida com relação a possibilidade de Pessoa Jurídica poder ou não ser titular de uma empresa nesta modalidade. Isso porque o § 2º do art. 980-A, diz o seguinte:

A pessoa natural que constituir empresa individual de responsabilidade limitada somente poderá figurar em uma única empresa dessa modalidade.”

Aqui não havia letra clara da Lei dispondo se “pessoa natural” deveria ser somente Pessoa Física ou se poderia também ser Pessoa Jurídica.

Pois bem, o Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI), órgão que tem dentre suas principais funções estabelecer a integração para o registro e legalização de empresas, por meio da Instrução Normativa nº117, de 22 de novembro de 2011, em seu item 1.2.11, expressou que Pessoa Jurídica não poderia ser titular de EIRELI. Nessas condições, quem visse a possibilidade de constituir uma EIRELI com Pessoa Jurídica titular, teria de tentar fazê-la por vias judiciais.

   Porém, alguns processos no judiciário não estavam sendo favoráveis ao DREI, entendendo que esse órgão não tem poder para estabelecer restrições não previstas na Lei. Entendiam também que levando em conta o princípio da legalidade previsto na constituição, não poderia o DREI proceder desta forma.

 Certo tempo depois, o DREI traz a revisão do Manual de Registro de Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, por meio da Instrução Normativa DREI nº 38 de 02 de março de 2017, apresenta no item 1.2.5, c, nova regulamentação que transcrevo a seguir:

 

1.2.5 CAPACIDADE PARA SER TITULAR DE EIRELI

Pode ser titular de EIRELI, desde que não haja impedimento legal:

a) O maior de 18 (dezoito) anos, brasileiro(a) ou estrangeiro(a), que estiverem em pleno gozo da capacidade civil;

b) O menor emancipado;

c) Pessoa jurídica nacional ou estrangeira.

Por fim, de forma objetiva, fica claro que o atual entendimento que se tem, inclusive por parte do DREI, é de que Pessoa Jurídica pode ser titular de EIRELI.

  Além disso, é importante esclarecer que empresas optantes pelo Simples Nacional não podem ter outra Pessoa Jurídica como sócia/titular. A base legal que dispõe sobre o assunto é a Lei 123/06, art. 3º, § 4º, I, que diz claramente:

“§ 4º Não poderá se beneficiar do tratamento jurídico diferenciado previsto nesta Lei Complementar, incluído o regime de que trata o art. 12 desta Lei Complementar, para nenhum efeito legal, a pessoa jurídica

I - de cujo capital participe outra pessoa jurídica;”

Sendo assim, caso do capital participe outra Pessoa Jurídica, a empresa não poderá usufruir dos benefícios do regime de Tributação Simples nacional.

Artigo enviado por
Comentários

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

TOP ENVIO DE Artigos

Consulta de NFes direto da Sefaz Com download automático de XMLs de NFes e NFSes, DANFes e mais

20% de desconto nos primeiros 6 meses! Descontos especiais para escritórios contábeis.

conheça mais

Facebook


x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.07 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César