x

Contábil

O Balanço Social e a sua pouca abrangência no Brasil

É interessante ver retratado num balanço, as ações sociais implementadas por empresas, órgãos e instituições feitas em prol da sociedade. São investimentos realizados que tendem a contribuir com tudo, inclusive com a Ecologia.

03/08/2017 08:56:51

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
O Balanço Social e a sua pouca abrangência no Brasil

Possivelmente os empresários não se deem conta de que sua participação social, vai muito além de pagarem salários aos seus empregados. Mas de antemão, empregar é um grande benefício social; famílias se tornam amparadas mediante a questão do emprego, assim como o desemprego destrói. Basta dizer que somos hoje, 61 milhões de inadimplentes, o que equivale a aproximadamente 1/3 da população inteira. O salário se fosse pago em dia e numa faixa para a mínima sustentação do empregado e de todos os seus, e o desemprego não fosse tão alarmante, seriam já um ideal realizado em se tratando de um país como o nosso. Porém, vai bem mais longe. Como os empresários poderiam contribuir socialmente se dessem mais benefícios? Como um empresário poderia com seu faturamento fazer algo pela cidade? Mas, não estamos para isso. Não tenho a mínima ideia disto, mas, 5 mil reais por empresa mediante destinação de parte dos lucros, poderiam comprar centenas de milhares de mudas de árvores, e a cidade poderia voltar a ser verde novamente.

Acredito que se fossemos um país mais justo em relação a tributação de impostos, tanto do imposto sobre bens e serviços, principalmente os impostos embutidos nas mercadorias ao consumidor, como os impostos incidentes na atividade empresarial, e pensássemos mais em tributar a renda e não o produto, muito menos a empresa, o empresário cogitaria mais efetivamente em se posicionar na direção da comunidade, __ comunidade aqui entendida como sociedade. Se temos um governo que não cuida muito bem dos investimentos públicos, das ações sociais, da saúde e da educação, como esperar que aqueles que vem abaixo num nível hierárquico de criação e distribuição de emprego e renda, possam fazer algo pela coletividade? Só realmente as grandes empresas, os grandes capitais, as empresas líderes de mercado e as empresas de ponta em seus seguimentos. O Brasil vai precisar ser um outro Brasil um dia, para que se adquira esta cultura e se atinja certo grau. Infelizmente, este dia está deveras distante de ser alcançado.

De acordo com o site Ideia Sustentável baseado no modelo do Instituto Ethos, em seu Estudo publicado intitulado “Ferramenta Balanço Social: instrumento de diálogo, transparência e gestão de responsabilidade social”, o Balanço Social deve conter os seguintes elementos básicos:

Apresentação

-Mensagem do presidente da empresa
-Perfil do empreendimento
-Setor da economia em que atua

Parte I – A Empresa

-História da companhia
-Princípios e valores
-Estrutura e funcionamento
-Governança corporativa

 Parte II – O Negócio

-Visão
-Diálogo com partes interessadas
-Indicadores de desempenho
-Indicadores de desempenho econômico
-Indicadores de desempenho social
-Indicadores de desempenho ambiental

 Anexos

-Demonstrativo do balanço social
-Iniciativas do interesse da sociedade (projetos sociais)
-Notas gerais

Está efetivamente no Demonstrativo do Balanço Social e seus detalhamentos que demonstram Investimentos e Ações Sociais, os números que espelham tanto os dados do Balanço Patrimonial das empresas, quanto os dados informativos da sua atividade mercantil que estão ligados à sua estrutura organizacional e seus investimentos sociais, nos casos em que os fazem. O modelo do IBase (Ver no Instituto Ethos) está consagrado por todos como um dos mais usados no Brasil, e se coaduna com o modelo do GRI, amplamente divulgado, mas que é o padrão do Balanço Social de países como Os Estados Unidos e os países da Europa.

Para acessar informações dos modelos, acesse este link Rede Ethos __ lendo especialmente a partir da página 18 (dezoito) __ e mergulhe num outro mundo dos balanços corporativos.

 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.