x

Empresarial

O que é melhor: serviço de Contabilidade online ou Contabilidade tradicional?

Tomo a liberdade de explicar por meio de uma analogia, relativa a atividade física. O que é melhor, treinar por conta própria numa academia – “pague e use” – ou treinar com um personal trainer?

08/08/2017 15:44:03

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
O que é melhor: serviço de Contabilidade online ou Contabilidade tradicional?

Tomo a liberdade de explicar por meio de uma analogia, relativa a atividade física. O que é melhor, treinar por conta própria numa academia – “pague e use” – ou treinar com um personal trainer?

As duas soluções funcionam, mas cada uma delas é adequada à um perfil de usuário. Treinar por conta própria exige uma disciplina que a maioria das pessoas não tem. De acordo com pesquisa de um instituto que reúne academias americanas, o IHRSA, mais de 50% dos alunos desistem antes de completar três meses de atividades.

Neste caso, a ajuda profissional pode ser de grande valia. Um personal, por exemplo, vai analisar o estilo de vida do aluno, sua personalidade e objetivos. E à partir deste perfil fará um plano de exercícios, que gera maior nível de identificação e adesão entre os alunos. Ou seja, será mais eficaz e personalizado.

Não raro, o personal, através de uma análise sistêmica, vai intervir em outras áreas da vida do aluno, que contribuam para uma melhor performance e o alcance dos objetivos, como a alimentação, por exemplo.

Obviamente, que este atendimento personalizado, tem um preço diferente em relação ao treinamento que é feito em grupo. Afinal, na academia, o aluno tem seu plano e ele próprio estabelece suas metas. E na maioria das vezes, um professor pode auxiliá-lo ou ele mesmo buscar cases que sejam alinhados para a sua meta. E que podem dar certo ou não.

Assim também o é com os serviços de assessoria contábil. A tecnologia pode, até ser a mesma – a grande maioria das empresas tradicionais de assessoria contábil faz uso de tecnologia de ponta. E a Contabilidade também é a mesma – uma ciência existente há mais de 2.000 anos.

O que difere, portanto, é a forma como o trabalho é desenvolvido pelos profissionais.

Enquanto a Contabilidade Online, trabalha com os processos enxutos e automatizados, com grande participação do cliente imputando os dados, que servirão para produzir as informações – por isso o preço reduzido, a empresa tradicional tem um atendimento personalizado. Possui diversas pessoas, com capacitações distintas, que avalia a empresa do cliente como um todo. Atua como um consultor, participando da gestão do negócio e com orientações que vão além do cumprimento de obrigações fiscais.

Não há nada de errado entre os dois modelos. O empresário só precisa decidir qual deles funciona melhor para o seu estilo de trabalho, gestão e fase do negócio.

Eu não funciono por conta própria na academia. Porém tenho amigos que têm muito êxito neste formato.

E para você, qual modelo funciona melhor?

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.