Contábeis o portal da profissão contábil

22
Feb 2018
23:50

Empresarial

Você acompanha os resultados de sua empresa periodicamente?

Desafio diário dos empreendedores...

23/08/2017 08:25

2.172 acessos

Você acompanha os resultados de sua empresa periodicamente?

011-08-2017

Que a situação do mercado não está boa há tempos estamos ouvindo essa história, agora o que você esta fazendo para reverter isso em sua empresa ou para não fazer parte desse universo de empresas?

O exercício não é fácil, manter-se motivado e com a capacidade de desenvolver estratégias para buscar cada vez mais melhores resultados é o grande desafio e não é algo comum.

Porém, para identificar que algo está melhor ou pior, é fundamental que se tenha parâmetros, ou seja, algo somente vai estar melhor ou pior, se compararmos com períodos anteriores.

A seguir faço 2 perguntas:

Você em sua empresa tem informações comparáveis de períodos anteriores?

Tem somente informações de faturamento?

Com base em suas respostas das perguntas acima, é importante que caso tenha bases comparáveis, busque melhorá-las para que o diagnósticos e planos de ações fiquem mais fáceis de serem colocados em pratica, mas se a resposta for negativa, ou seja, não tem essas informações claras, você precisa correr, pois o mercado, digo em todos os segmentos com muita tranquilidade, não esta poupando empresas que se prendem a histórias de superação, as “chicotadas nas costas” não garantem a sobrevivência comercial.

Qualquer empresa, de qualquer porte, deve definir e padronizar demonstrativos de controles patrimoniais, resultados entre outros e analisá-los periodicamente e ao final definir medidas a serem tomadas buscando corrigir as fraquezas identificadas interna ou externamente a gestão.

Não podemos “relaxar” principalmente num momento de grave crise que atravessamos, sem um cenário melhor, seja no curto ou médio prazo, a pressão, o check list que fara parte da gestão tem que ser revisado e “ticado” diariamente, fazendo acontecer o que foi pré-definido, corrigindo o que não atendeu as expectativas e abortando o que não mais se aplica, como se diz na gestão empresarial “o planejamento deve ser escrito a lápis para que, caso necessário seja apagado e reescrito”.

Em resumo, planeje, controle e pratique gestão empresarial, esse deve ser o ritual diário de um gestor.

 

Walber Almeida Xavier de Sousa

Atuou como: Professor Universitário, Executivo e Coordenador em Indústrias.

Atualmente presta serviços de Consultoria e Assessoria nas áreas de Administração, Finanças e Controladoria a empresas dos mais diversos segmentos, também atua como Conselheiro em algumas organizações. 

Escrito por

Walber Almeida Xavier de Sousa

Experiência de mais de 30 anos nas áreas de Contabilidade e Controladoria, vivencia em Gestão Empresarial, negociação e captação de recursos financeiros junto a bancos, objetivando menores custos. Gestão para redução de custos e despesas. Foco em Resultados. Diretor da AXS Consultoria Empresarial - www.axsconsultoria.com.br (15) 30130868 / 991051487 / 988151487 e-mail: [email protected]

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.05 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César