Contábeis o portal da profissão contábil

24
Sep 2017
07:24
você está em:

Conteúdo » Artigos

Contabilidade Online: Mitos e Verdades

Para prestar serviço de contabilidade online, é preciso praticar aviltamento de honorários? Nem só de preço vive o cliente, muito pelo contrário... A tecnologia é o futuro da contabilidade Como tornar-se mais competitivo nesse novo cenário?

postado 25/08/2017 15:52:23 - 2.617 acessos

PARA PRESTAR SERVIÇO DE CONTABILIDADE ONLINE É PRECISO PRATICAR AVILTAMENTO DE HONORÁRIOS?

O maior mito da contabilidade online é que para prestar serviços contábeis via internet é preciso entrar em uma guerra publicitária de preços, praticando aquilo que a Lei chama de “aviltamento de honorários”.

Mas porque tantos contadores acreditam nisso?

Por dois motivos simples:

  1. Quando um contador busca no Google por “contabilidade online”, dá de cara com os anúncios pagos e apelativos, e mais recentemente até mesmo nos anúncios feitos no seu timeline do Facebook onde aparecem as chamadas de “aqui é barato!” ou “aqui você economiza tantos mil reais por ano!”
  2. O segundo motivo é que a maior parte dos contabilistas acreditam que a tecnologia é o “fim” da contabilidade online, quando na verdade a tecnologia é apenas um “meio” através do qual oferecer uma prestação de serviços contábeis com diversos tipos de diferenciais competitivos.

NEM SÓ DE PREÇO VIVE UM CLIENTE, MUITO PELO CONTRÁRIO…

Para superar o primeiro mito é preciso então ter clara a própria estratégia, os próprios diferenciais competitivos.

Quem está no ramo de contabilidade sabe bem que os clientes estão cada vez mais exigentes, demandam qualidade, agilidade, precisão nas orientações, conhecimento e entendimento das Leis, e um preço justo por tudo isso.

O que surpreende os contadores em tudo isso é o fato que a tecnologia é apenas um “meio”, uma comodity, o serviço de assessoria contábil é o verdadeiro “fim”, e nele reside a sua proposta de valor.

A real diferença na era da contabilidade online quem faz são as pessoas, porque são elas que irão usar tecnologia, rever processos, criar estratégias de comunicação eficientes etc. para criar soluções diferenciadas para seus clientes.

A TECNOLOGIA É O FUTURO DA CONTABILIDADE

A tecnologia serve para você atender melhor, manter, cultivar e ampliar sua carteira de clientes e, é claro, será um diferencial importante para conquistar e promover sua contabilidade. Você também pode criar mecanismos que facilitem o sistema de marketing boca a boca, o famoso “compartilhar” das redes sociais.

Agora, se você faz questão de entrar na “guerra de preço”, é bom preparar o bolso e validar bem suas estratégicas de comunicação com bons advogados, porque propaganda apelativa é proibida por Lei em várias áreas, como contabilidade, medicina entre outras.

Como quer que seja a sua estratégia, cerque-se de pessoas competentes e competitivas, com capacidade de buscar atualização constante e de inovar com ofertas criativas para que você possa encantar e reter seus clientes.

COMO TORNAR SEU ESCRITÓRIO CONTÁBIL MAIS COMPETITIVO?

Para você que pretende modernizar seus serviços, tornar-se mais competitivo, é fundamental conhecer alguns conceitos que estão transformando a contabilidade:

  • Cloud Accounting: seu escritório na "nuvem" significa que você e sua equipe podem atender seus clientes de qualquer lugar, sem ter que se preocupar com infraestrutura, back-up e com alta disponibilidade. 
  • Células de trabalho: se seu escritório já tem um certo sucesso, está na hora de você se preocupar com a forma de organizar o pessoal. A estrutura departamental é boa, mas em um cenário competitivo, poderá gerar muitos problemas na hora de substituir ou formar um novo colaborador para crescer. A estrutura em células produtivas permite crescer de maneira orgânica, formar profissionais mais rapidamente e valoriza o profissional interdisciplinar, com uma visão mais completa sobre os negócios.
  • Processos Assincronos: cada vez mais a tecnologia pode trabalhar para seu escritório, mas para isso você precisa aceitar que ela realize processamentos em batelada, sem que você veja todos os passos enquanto estão sendo feitos. Seus colaboradores podem atuar nas exceções, gerenciar parametrizações, eliminando brutalmente o retrabalho.
  • Robotização: parece igual ao item anterior, mas é diferente. Um robô é um sistema de software que realiza um conjunto de tarefas de forma programada e comandada por um ser humano. Um robô pode, por exemplo, coletar as informações necessárias para a realização de um cálculo complexo e repetitivo, deixando para o ser humano a gestão e avaliação da qualidade dos resultados finais.
  • Gestão Colaborativa: esse talvez seja o mais quente de todos. Por meio dessa abordagem, contador e cliente operam de maneira UNIFICADA, o que é muito mais forte do que simplesmente fazer integrações "frankenstein". Não se trata de ficar trocando arquivos de um lado para o outro, com perdas e erros, mas sim de atuar em um único ambiente colaborativo, onde as responsabilidades são claras e todo o trabalho é visto, valorizado e aproveitado diretamente, criando fortes laços de parceria entre contador e clientes.
Espero ter trazido alguns elementos para enriquecer a discussão e também para desmistificar um conceito errôneo de contabilidade online que os contadores não podem permitir que se consolide.
 
até a próxima !

Erico Azevedo
Artigo enviado por
Comentários

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

TOP ENVIO DE Artigos

WebContábeis Conteúdo contábil atualizado e de qualidade em seu site.

Desconto de 10% na mensalidade dos planos básicos de conteúdo.

conheça mais

Facebook


x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.07 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César