Contábeis o portal da profissão contábil

18
Nov 2017
04:37
você está em:

Conteúdo » Artigos

O que é Governança Corporativa?

Entenda essa ferramente a favor do sucesso das organizações e como começar a aplicá-la.

postado 11/09/2017 08:39:40 - 1.487 acessos

Governança é um tema amplo. Em cada área do conhecimento há uma definição e aplicação dela, mas podemos definir Governança Corporativa como o conjunto de regras e práticas que visam minimizar os conflitos de interesses entre os agentes envolvidos em uma determinada organização.

São práticas que surgiram nos Estados Unidos e no Reino Unido em meados nos anos 1990, com objetivo de identificar e sistematizar as melhores práticas de gestão corporativa e relacionamento entre sócios.

Governança Corporativa é um tema afeto ao Direito Empresarial, Mercado de Capitais, como também das áreas de Finanças, Economia, Administração de Contabilidade e até mesmo Psicologia.

As boas práticas de Governança Corporativa partem de princípios, ou pilares, que são valores éticos e morais: transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa. A partir dessa base se constrói regras objetivas de aplicação prática no dia-a-dia de uma organização, trazendo profissionalização á gestão, aumento de seus valor e do retorno aos sócios e/ou administradores, além da relação harmônica entre os agentes envolvidos, como o governo e colaboradores, dentre outros benefícios.

No universo jurídico a matéria é regulada pelo Direito Societário, como a estrutura e administração das sociedades, regras de elaboração e publicação de demonstrações financeiras, dentre outros temas, além de regular condutas em relação a coercibilidade das normas jurídicas e da exigibilidade do direito obrigacional. Também há diretrizes de Governança no Direito Tributário, Trabalhista, Administrativo, entre outros. Por se tratar de princípios e valores éticos, o Direito é uma fonte de muita inspiração para se criar práticas de governança.

No Brasil o movimento é iniciado em 1999, com a criação do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC - site: http://www.ibgc.org.br/) e a publicação do primeiro Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, dando uma importância fundamental para o Conselho da Administração. Esse instituto estuda e dissemina a Governança Corporativa no Brasil.

Segundo ele, "governança corporativa é o sistema pelo qual as empresas e demais organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre sócios, conselho de administração, diretoria, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas”.

Para quem acha que é algo somente para grandes organizações, o IBGC editou uma cartilha de boas práticas de Governança para sociedades limitadas e sociedades por ações de capital fechado. Já há também diretrizes para atividade estatais e organizações do Terceiro Setor.

Apesar de já existirem algumas regras, para começar aplicá-las necessário se faz uma mudança de mentalidade. Não basta adotar um novo modelo de gestão, mas criar uma cultura de ética, integridade e transparência. Tudo isso tendo o direito como suporte, através de códigos de conduta, manuais de participação e votação nas deliberações, manual do colaborador, mudanças no contrato ou estatuto social, dentre várias ferramentas que podem ser utilizadas para blindar uma organização de conflitos que podem atrapalhar seu desempenho.

Por fim, para começar um processo de governança, três dicas simples e de alta aplicabilidade prática em qualquer ambiente:

- Estabelecer uma hierarquia clara;

-  Realizar reuniões de acompanhamento de projetos e manter registros;

 - Formar um Conselho Consultivo.

Esses são exemplos de um primeiro passo para a criação de uma estrutura de Governança em qualquer organização que queira profissionalizar sua gestão.

Se você gostou do artigo e esse conteúdo faz sentido pra você, deixe seu comentário. Eu vou escrever mais sobre Governança e outros temas relacionados com uma abordagem diferente. Continue acompanhando!

Artigo enviado por
Comentários

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

TOP ENVIO DE Artigos

Consulta de NFes direto da Sefaz Com download automático de XMLs de NFes e NFSes, DANFes e mais

20% de desconto nos primeiros 6 meses! Descontos especiais para escritórios contábeis.

conheça mais

Facebook


x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.06 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César