Fechar
Momento Contábeis

O Amor é Tributado e o E-Social Pegou Pesado

Contábeis o portal da profissão contábil

19
Jun 2018
05:51

Tecnologia

[IOT] Internet das Coisas e a Revolução Tecnológica

Imagine só o mundo físico e o digital se tornando apenas um. Isso mesmo, maçanetas, tênis, roupas e eletrodomésticos, conectados a outros dispositivos como computadores e smartphones: esta revolução tecnológica é denominada “Internet das Coisas”

11/09/2017 10:51

2.116 acessos

Imagine só o mundo físico e o digital se tornando apenas um. Isso mesmo, maçanetas, tênis, roupas e eletrodomésticos, conectados a outros dispositivos como computadores e smartphones: esta revolução tecnológica é denominada “Internet das Coisas” (Internet of Things ou IoT).

O principal objetivo deste conceito é juntar os itens usados do dia a dia à rede mundial de computadores. Parece assustador pra você? Pois imagine só, que a ideia de conectar objetos é discutida desde 1991.

Nesta época, a conexão TCP/IP e a Internet que conhecemos atualmente começou a se popularizar. O cofundador da Sun Microsystems, Bill Joy, refletiu sobre a conexão de Device para Device (D2D), uma espécie de ligação que faz parte de um conceito maior (o de várias webs).

Porém, somente em 1999, Kevin Ashton do MIT propôs o termo “Internet das Coisas”, e só dez anos depois, escreveu o artigo “A Coisa da Internet das Coisas” para o RFID Journal.

E o que Ashton profetizou aconteceu: a limitação de tempo e da rotina tornou necessária a conexão das pessoas à Internet de outras maneiras. Para ele, a revolução seria maior que o desenvolvimento do mundo online que conhecíamos há uns anos atrás.

Hoje, o interior dos automóveis foi reinventado, basta entrar em um veículo com essa tecnologia, que você se depara com um ambiente da Internet das Coisas, com acessórios online, que agem de maneira inteligente.

Também há outros objetos conectados: óculos, elevadores, geladeiras, e até mesmo casas, que são interferidos em pequenos gadgets ou em infraestruturas complexas.

Outro bom exemplo desta tecnologia é o jogo Pokémon Go, que foi um hit em 2016 e trouxe ao mercado outros jogos semelhantes.

Nós sabemos que nos próximos anos, a tendência é de que novas ofertas, em diferentes segmentos, mudem o rumo da tecnologia, e tornem ainda mais responsiva e interativa, a projeção do mundo artificial sobre o mundo real.

Escrito por

Fernando Lofrano

-- Fernando LoFrano Apaixonado pela influência da tecnologia no comportamento das pessoas, tenho estudado o tema há muitos anos, como observador e crítico. Acredito que a tecnologia pode mudar o comportamento das pessoas, mas serão as pessoas estratégicas que ditarão as mudanças.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César