Contábeis o portal da profissão contábil

12
Dec 2017
00:31

Carreira

Contabilidade, entre a cruz e a espada

Quase uma crônica, este texto aborda a visão do escritor em relação aos Escritórios convencionais e as Start-ups de contabilidade com mensalidade 80% menor que o convencional.

18/09/2017 17:21

2.916 acessos

Há 10 anos atrás, iniciei minha carreira profissional em contabilidade, naquela época não havia aplicativos como hoje, smartphone era coisa de americano, a internet era algo mais estático, pois o acesso via celular era limitado. Eu era office-boy, para ir a algum cliente tinha que pegar o Guia em livro e ficar me localizando...e pedir muita informação nas padarias, bancas de jornal, bons tempos...kkk


Hoje, estamos presenciando uma evolução muito rápida, tudo o que você precisa é um SmartPhone, e xazam ! aparece um carro, um lanche, você fala com amigos, mantêm-se informado, tudo isso na palma da sua mão. Uma comodidade que cada vez fica mais cômoda....más há uma contra partida, tudo na vida há uma troca equivalente, se você consegue um emprego, alguém teve de ser demitido para você entrar no lugar, tudo bem que nem sempre é assim, mas vamos partir do Sim-sim ou  Não-não certo ? Muitas profissões tendem a desaparecer ou mudar de forma significante, exemplo advocacia, antigamente eram contratados especialistas em datilografia para redigir contratos, petições, pois não existia impressora, hoje....Um escritorio tem uma secretária, e alguns estagiários que logo se tornarão advogados. Linha de  montagem, onde haviam humanos apertando parafusos nos carros hoje são maquinas com braços mecânicos. Aí você indaga o escritor, Lucas o que a contabilidade tem a ver com isso tudo que você está escrevendo ? Simples meu caro leitor, a Contabilidade Online.


Você pode torcer o nariz para essa modalidade, pode falar que não é contabilidade, mas meu amigo, sinto em te dizer, estamos em extinção, sim, aquele escritório com departamentos grandes de contabilidade, Fiscal, RH, Legalização...está em extinção. Você não acredita ? então vamos aos fatos:


Simples Nacional 2018 - Com limite de faturamento em 4.800.000,00, empresas enquadradas nesta modalidade de tributação não precisam escriturar Livro Diário e Razão, aí você vem me dizer: "O CRC obriga a escrituração 'ôooooo sabichão'" eu te respondo no plexo Piramidal das Leis, a Lei do Simples nacional é uma lei complementar, logo esta tem mais força do que as portarias do CRC (leia meu outro artigo sobre a Hierarquia das leis);


• Simplificação das obrigações Assessórias - Sim amigo aquela DEFIS prática, o eSocial,etc. Irão simplificar o nosso trabalho que era burocrático e trabalhoso e que ninguém queria fazer, hoje está cada vez mais fácil;


Não sou especialista e nem vidente, mas o que percebo é que o simples nacional vai engolir os outros métodos de tributação, simplificando a burocracia e diminuindo o custo, com isso surgem empresas de Contabilidade Online, onde o cliente  acessa, alimenta o sistema com seus extratos bancários, e em um passe de mágica os impostos estão prontos, os impostos apurados pois o site do simples faz isso quase sózinho, e as contabilidades online cobram 70 mangos para isso.


Vamos aos custos ? o CRC obriga que todos os escritórios contratem formados em contabilidade para trabalhar no escritório, o custo para o bacharel tirar a Carteira de contador é 500 anuais, o escritório pra se registrar e poder atuar em paz média 1000 reais, salário mímino 937,00, vamos a uma simples conta:


3 Funcionários - 6.000 de folha (to sendo legal com o salário);


Despesas e outros gastos 6.000;


Total de 12.000 nessa brincadeira,


Ticket médio de 400,00 para a empresa girar com 50 clientes.


Dá para competir com contabildiade online ? Me diga você.

 



Escrito por

Lucas Moraes

Gerente de Contabilidade

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.05 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César