x

Empresarial

Contador de Alto Impacto

É possível identificar algumas características comuns a todo (ou quase todo) caso de sucesso de escritórios de contabilidade, que definitivamente ajudam a chegar lá.

05/10/2017 08:27:35

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Contador de Alto Impacto

Todos sabem que não existe receita pronta. Ser um empresário contábil de alto impacto depende de diversos fatores e características do próprio contador, do mercado, do ambiente e da época. Mas é possível identificar algumas características comuns a todo (ou quase todo) caso de sucesso de escritórios de contabilidade, que definitivamente ajudam a chegar lá.

O que diferencia os contadores de alto impacto?

SONHAM GRANDE: Têm ambição e capacidade de enxergar longe.

TÊM BRILHO NO OLHO: Têm paixão pelo que fazem e, por isso, fazem sempre mais e melhor.

INOVAM: Sabem que para se diferenciar não adianta fazer igual ao concorrente.

BOTAM PRA FAZER: Têm capacidade de executar com excelência.

SÃO ÉTICOS: Fazem com transparência, gestão e profissionalismo.

TOMAM RISCOS: O maior risco é você não tomar nenhum risco. Investir em novos produtos e serviços e novas estratégias para crescimento exigem apetite para o risco.

Ser um contador de alto impacto significa revolucionar a indústria da contabilidade, seus serviços, utilizando a tecnologia a seu favor e entregando valor ao seu cliente e o meio em que atua, gerar renda e oportunidades de trabalho e inspirar as próximas gerações de contadores.

“Mas, afinal, como eu posso me tornar um contador de alto impacto?”

As melhores ideias de novos serviços e oportunidades no mercado contábil costumam estar bem debaixo do seu nariz. Quando for buscar uma nova oportunidade de negócios para o seu escritório contábil, em vez de ficar procurando uma ideia extremamente inovadora ou serviços fora do escopo da profissão comece com aquilo que você sabe. Contadores podem identificar vantagens competitivas e receber feedbacks mais rápido quando eles já conhecem essa indústria e os potenciais clientes. Muitos contadores se tornaram bem-sucedidos criando novos serviços em áreas em que já tinham experiência.

Uma dica valiosa:

Nós contadores, não conseguimos fazer tudo sozinhos, as vezes não temos tempo nem os recursos financeiros e de pessoas que gostaríamos para implementar novos ideias ou serviços. Pesquisas comprovam que se unir a outros contadores em busca de ajuda sempre faz com que você evite riscos para seu escritório. É muito importante você se associar aos sindicatos de classes, participar de eventos dos CRC e CFC e buscar profissionais que estão desenvolvendo algo novo e que podem ajudar seu escritório nesse caminho de crescimento.

Para elaborar uma estratégia de sucesso basta entender como se trabalha com três tripés conceituais: foco-organização-disciplina, estratégia-operação-pessoas e pensar grande-começar pequeno-crescer rápido.

Pior que uma estratégia simplificada é não ter estratégia nenhuma. Equivale a navegar sem bússola. E um avião que voa 10 minutos no sentido contrário da sua rota está 20 minutos mais longe do destino desejado, não está?

A Arte da Estratégia: Conheça as 10 regras de ouro da estratégia, por Carlos Júlio:

Regra nº 1: Tenha um norte para suas ações.

Regra nº 2: Descubra onde sua empresa está hoje.

Regra nº 3: Estabeleça objetivos desafiadores, mas alcançáveis.

Regra nº 4: Desenhe um caminho diferente de todos os demais.

Regra nº 5: Execute. Amarre a estratégia com ações práticas.

Regra nº 6: Controle é fundamental. O tempo todo.

Regra nº 7: Pense grande, comece pequeno e cresça rápido.

Regra nº 8: Eficácia operacional não é estratégia. Mas é igualmente necessária.

Regra nº 9: Todos podem utilizar ferramentas acessórias.

Regra nº 10: Parte vital de uma estratégia são as pessoas que irão executá-la e, neste caso, só existe uma regra: a pessoa certa no lugar certo.

Amigos Contadores, gostaram e querem se aprofundar mais no tema?

Leiam o livro  “A Arte da Estratégia” de Carlos Júlio.

ROGERIO FAMELI – CEO e Fundador do Abertura Simples.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.