x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Empresarial

Contador estratégico, o novo papel do profissional contábil.

O novo papel do contador passa por uma reformulação imposta pelos desafios do ambiente competitivo do mercado atual e acrescentará novos desafios a profissão.

16/10/2017 08:20

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Contador estratégico, o novo papel do profissional contábil.

O novo papel do contador exige que além de um profissional contábil competente e extremamente técnico, precisará assumir também o posto de consultor empresarial, isto é, fornecer informações e apontar os caminhos para o crescimento do negócio do seu cliente.

Além das obrigações da profissão sendo elas ética, credibilidade, pontualidade e profissionalismo. O profissional contábil precisa estar preparado para inovar em uma área onde grande parte do seu trabalho é imposta pelo fisco num modelo antiquado e burocrático. Apesar disso tudo, o profissional de contabilidade deverá desenvolver novas competências para proporcionar ao empresário uma consultoria com o diagnóstico estratégico da sua empresa.

        No atual mercado brasileiro onde 30% (trinta por cento) das empresas encerram suas atividades por falta de um planejamento estratégico e análise profunda do negócio. O contador tem a missão de auxiliar o empresariado a diminuir este prognóstico, mostrando os indicadores e as informações necessárias para a eficácia da administração da empresa.

        Para isso é fundamental que o Contador tenha como suporte um sistema integrado, conhecimento técnico da profissão e do nicho do cliente, a fim de possibilitar qualidade nas informações e dados para uma análise da saúde da empresa.

O contador cresce com a empresa, o sucesso do empresário passa em parte pelas mãos do profissional contábil, a garantia desta harmonia é a mudança de paradigma do contador operacional para o estratégico, essa transformação é fundamental para extrair o melhor resultado para o cliente.

Somente desta forma em um mundo que compartilha tudo e recebe informação em tempo real o novo contador terá um papel fundamental na nova economia.

Autor: Anderson Barbosa – Administrador/Contador Autônomo  Solidário ao Projeto Contadoresdobem

Nossa missão: Mudar a forma de relacionar-se com o cliente.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.