x

Empresarial

Por que planejar 2018 agora para o seu escritório??? Conheça as 10 perguntas-chave.

Faltam menos de 3 meses para o ano acabar e você não quer ficar para trás. Sabemos que você tem que equilibrar muitos pratos, mas se não olhar para o futuro do seu escritório contábil ninguém mais vai olhar.

17/10/2017 08:17:56

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Por que planejar 2018 agora para o seu escritório??? Conheça as 10 perguntas-chave.

É fundamental saber se você que quer chegar até a outra margem do rio. Talvez essa seja a única afirmação que não pode gerar dúvidas. Se tiver clareza de onde deseja ir, todo o resto são pontos de interrogação. Como chegar? Em quanto tempo? Quem vai te ajudar? Que recursos você precisa para fazer a travessia? Vai construir uma ponte ou um barco?

A sua função quanto a líder do escritório é fazer as perguntas certas.

1. Em qual categoria atua meu escritório?

2. Tenho um nicho de mercado? É necessário ter um nicho? Por que?

3. Quem são meus principais concorrentes?

4. Eu tenho capacidade produtiva para crescer do jeito que espero?

5. Eu consigo crescer com capital próprio ou vou precisar de investimento?

6. As pessoas que trabalham comigo têm o perfil certo para me ajudar a chegar lá?

7. Como cada área vai interagir e evoluir para chegarmos aonde queremos?

8. Eu tenho a melhor tecnologia do mercado? Preciso disso agora? Posso pagar por ela?

9. Eu tenho uma estratégia comercial bem definida?

10. Qual é a estratégia de marketing mais eficiente para o meu escritório?

Saiba que essas respostas vão originar as iniciativas para 2018, por isso elas precisam ter um pé na realidade e outro nas métricas. Você como líder do escritório é o maior perguntador. Questione seu time e provoque cada um a sonhar mais com o mínimo de recursos disponível. Assim a sua estratégia vai ganhar forma.

O mais importante é que o plano seja o mais simples possível. Nunca se distraia querendo chegar no estado da arte do planejamento. A grande sacada dos planos que funcionam é que as estratégias têm que estar embasadas na força de execução e no plano de ação. Senão, seu escritório é dividido em dois mundos: o mundo das ideias e o mundo da operação. Quando isso acontece, o mundo da operação sempre fala mais alto pelo grau de urgência, fazendo o plano sair do campo das ideias para morar na gaveta do escritório. E, depois de tanto esforço, esse é o pior fim que um planejamento estratégico pode ter.


ROGERIO FAMELI - CEO e FUNDADOR DO ABERTURA SIMPLES

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.