x

Empresarial

Beneficios da Contabilidade consultiva

Como empresas de contabilidade, aliadas a empresas de tecnologia podem contribuir para a evolução dos negocios de micros e pequenas empresas. Somando forças, todos ganham.

25/10/2017 11:17:29

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Beneficios da Contabilidade consultiva

Beneficios da Contabilidade consultiva

Pra começar, o que é contabilidade consultiva?

Contabilidade consultiva é quando as informações contabeis são utilizadas amplamente para gestão e tomada de decisoes. Os usuários de serviços contábeis se valem desses dados para analisar e decidir sobre a evolução dos negocios.

Quem são os usuários de serviços de contabilidade?

Todas as pessoas juridicas são usuarias de serviços contabeis, independente do faturamento e do numeor de pesoas envolvidas. Pessoas fisicas tambem podem utilizar à medida que tem atividades que exigem apreciação contábil. Os MEIs, inclusive, se quiserem se beneficiar de distribuição de lucros superior ao limite estabelecido pela Lei, devem apresentar escrituração contábil hábil.

Existe ainda um modelo de atendimento no mercado contabil focado em apurações fiscais. A diferença de um para o outro é que a contabilidade consultiva visa escrituração e analise da organização como um todo, permitindo que se meça a saude da empresa constantemente. A contabilidade fiscal tem foco em apuração de impostos e cumprimento de obrigações acessórias. São modelos de negocios diferentes.

Por ser mais abrangente, a contabilidade consultiva permite mais beneficios a todos os usu[arios, além de ajudar a identificar possibilidades de economias de custos tributários.

Além disso, sendo as empresas de Contabilidade as principais parceiras de micros e pequenas empresas, a partir da contabilidade consultiva os gestores tem uma visão mais ampla a partir dos relatorios contábeis. São informações importantes que muitas vezes eles desconhecem e acabam contratando consultorias financeiras para trazerem informações que já podem ser geradas a partir da correta escrituração contabil.


Importante lembrar que os levantamentos de dados e informações para escrituração contabil é responsabilidade de todos os envolvidos. Ou seja, cada um deve zelar pela parte que cuida para que os resultados sejam transparentes e esclarecedores para todos.

Muito se fala hojeem profissionalização dos serviços administrativos e contábeis. A partir de processos gerenciais bem elaborados dentro das organizações, garante-se a qualidade dos dados na base para que levem a resultados efetivos e confiáveis para todos.

 A parceria formada entre usuários de serviços contabeis + empresas de contabilidade, pode ser fortalecida a partir da utilização da automação tecnologica, ou seja, soma-se mais um parceiro para realização de melhores trabalhos. São vários os beneficios identificados nesta parceria, entre eles, a diminuição de tempo de processamento de documentos e informações. Ou seja, se as duas pontas investem em parques tecnologicos e gestão de processos, todos serão beneficiados.

Importante lembrar que todos os profissionais envolvidos na operação das tres bases tornam-se mais  capacitados à medida que buscam soluções que contribuem com agilização dos trabalhos de todos. Se fossemos elencar mais beneficios dessa parceria, podemos apontar: 

  • Empreas administradas a partir de indicadores de resultados
  • Apuração de fluxo de caixa primordial para gestão
  • Apuração de orçamentos anuais e possiveis estouros
  • Controle de custos
  • Aproveitamentos de creditos e beneficios fiscais
  • Controle de despesas fixas e variáveis
  • Controle de passivos fiscais
  • Controle de prejuizos fiscais e financeiros com pagamentos em atras
Enfim, um trabalho bem feito entre empresas em geral, empresas de contabilidade e empresas de tecnologia podem contribuir para melhorar a economia do Pais, além de gerar empregos e novos empreendimentos. Ou seja, todos ganham.










Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.