Contábeis o portal da profissão contábil

17
Dec 2017
08:03

Empresarial

Tabela referência de preços de serviços. Precisamos disso???

Uma empresa com profissionais altamente qualificados, deveria seguir essa tabela?

04/12/2017 08:50

2.863 acessos

Recentemente realizando pesquisas na internet me deparei com esse tema, onde se discutia a pratica de se seguir uma tabela de referencia de preços a ser cobrada dos clientes.

Com isso algumas dúvidas surgiram e ao menos, para meu entendimento não faz sentido uniformizar; vamos lá:

  • Uma empresa (organização) com profissionais altamente qualificados, com currículo em alguns casos com extensão internacional, deveria seguir essa “tabela”?
  • Temos e sempre teremos profissionais recém formados e se aperfeiçoando a cada momento, e outros que muitas vezes fizeram determinados cursos e pararam por ai, nada mais agregaram aos seus currículos para ter mais a oferecer aos seus possíveis clientes, deverão cobrar o mesmo valor da “tabela”?

Entendo que vivemos num mercado cheio de oportunidades, de vender e comprar (produtos/serviços), oportunidades de fazer com que (em nosso caso) nossos serviços sejam cada vez mais interessantes e tenham como objetivo agregar valor aos clientes; querer tratar os serviços como “commodities” é tirar a oportunidade de se fazer cada vez melhor, ou pior, é fazer com que os menos qualificados (seja por falta de vontade ou pouco tempo no mercado) possam aproveitar o momento e se beneficiar de um cliente que espera mais.

Na prestação de serviços que realizo, meus contratos não citam qualquer tipo de penalidade (multa), cito neles apenas, que qualquer das partes e por qualquer razão pode suspender a continuidade dos serviços (entendo isso como liberdade) tendo apenas que pagar pelos dias que os serviços foram realizados; mas presenciei, clientes vivendo situações constrangedoras de ter que manter em sua empresa, prestadores de serviços que se “amarraram” em cláusulas contratuais em que uma multa altíssima ocorreria caso a empresa não desse continuidade ao contrato; há várias maneiras de interpretar essa situação, a meu ver, não devo me prender a esses critérios, meus clientes são atendidos, sempre de forma profissional, onde busco aplicar aos serviços em andamento todo o conhecimento e técnica que adquiri e outras ferramentas que ainda serão de meu conhecimento, e isso é que faz com que eu possa diferenciar meus valores e me mantem em contratos com tempo superiores a 24 meses sem qualquer multa contratual.

Finalizando, a continuidade de um contrato se dá com a entrega de um serviço bem realizado, a satisfação do cliente juntamente com o benefício por ele esperado; sem preços tabelados e sem multa em rescisões contratuais.

Walber Almeida Xavier de Sousa – Consultor Financeiro Empresarial

 

Escrito por

Walber Almeida Xavier de Sousa

Experiência de mais de 30 anos nas áreas de Contabilidade e Controladoria, vivencia em Gestão Empresarial, negociação e captação de recursos financeiros junto a bancos, objetivando menores custos. Gestão para redução de custos e despesas. Foco em Resultados. Diretor da AXS Consultoria Empresarial - www.axsconsultoria.com.br (15) 30130868 / 991051487 / 988151487 e-mail: [email protected]

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.05 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César