x

Empresarial

Tabela referência de preços de serviços. Precisamos disso???

Uma empresa com profissionais altamente qualificados, deveria seguir essa tabela?

04/12/2017 08:50:51

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Tabela referência de preços de serviços. Precisamos disso???

Tabela referência de preços de serviços. Precisamos disso???

Recentemente realizando pesquisas na internet me deparei com esse tema, onde se discutia a pratica de se seguir uma tabela de referencia de preços a ser cobrada dos clientes.

Com isso algumas dúvidas surgiram e ao menos, para meu entendimento não faz sentido uniformizar; vamos lá:

  • Uma empresa (organização) com profissionais altamente qualificados, com currículo em alguns casos com extensão internacional, deveria seguir essa “tabela”?
  • Temos e sempre teremos profissionais recém formados e se aperfeiçoando a cada momento, e outros que muitas vezes fizeram determinados cursos e pararam por ai, nada mais agregaram aos seus currículos para ter mais a oferecer aos seus possíveis clientes, deverão cobrar o mesmo valor da “tabela”?

Entendo que vivemos num mercado cheio de oportunidades, de vender e comprar (produtos/serviços), oportunidades de fazer com que (em nosso caso) nossos serviços sejam cada vez mais interessantes e tenham como objetivo agregar valor aos clientes; querer tratar os serviços como “commodities” é tirar a oportunidade de se fazer cada vez melhor, ou pior, é fazer com que os menos qualificados (seja por falta de vontade ou pouco tempo no mercado) possam aproveitar o momento e se beneficiar de um cliente que espera mais.

Na prestação de serviços que realizo, meus contratos não citam qualquer tipo de penalidade (multa), cito neles apenas, que qualquer das partes e por qualquer razão pode suspender a continuidade dos serviços (entendo isso como liberdade) tendo apenas que pagar pelos dias que os serviços foram realizados; mas presenciei, clientes vivendo situações constrangedoras de ter que manter em sua empresa, prestadores de serviços que se “amarraram” em cláusulas contratuais em que uma multa altíssima ocorreria caso a empresa não desse continuidade ao contrato; há várias maneiras de interpretar essa situação, a meu ver, não devo me prender a esses critérios, meus clientes são atendidos, sempre de forma profissional, onde busco aplicar aos serviços em andamento todo o conhecimento e técnica que adquiri e outras ferramentas que ainda serão de meu conhecimento, e isso é que faz com que eu possa diferenciar meus valores e me mantem em contratos com tempo superiores a 24 meses sem qualquer multa contratual.

Finalizando, a continuidade de um contrato se dá com a entrega de um serviço bem realizado, a satisfação do cliente juntamente com o benefício por ele esperado; sem preços tabelados e sem multa em rescisões contratuais.

Walber Almeida Xavier de Sousa – Consultor Financeiro Empresarial

 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.