Contábeis o portal da profissão contábil

17
Dec 2017
08:05

Societário

Organizando a Sucessão nas Empresas Limitadas

As disposições do artigo 1.028, e o Acordo entre Os herdeiros e Sócios Remanescentes nas sociedades LTDA. O acordo de vontade entre sócios e herdeiros, desde que conste no mesmo os requisitos jurídicos , prevalecera sobre disposição contratual.

06/12/2017 08:25

1.813 acessos

 Voltando a abordagem do tema das sucessoes nas empresas de forma juridica limitada, pois o assunto e extenso, e de interesse de uma grande maioria de participantes do forum, nao so profissionais da area, bem como de todo um universo empressarial, que nos visita constantemente, em busca de orientaçao sobre o tema, que e um cotidiano a todos nos, temos que.

  O fundamental, e que na elaboraçao do contrato social, na clausula das sucessoes, se explicite detalhadamente, os fatos previstos, de falecimento, ou de afastamento de um dos socios, e como isso sera resolvido, de forma a nao ficar a empresa, prejudicada, por questionamentos juridicos de socios e sucessores, impedindo seu desenvolvimento normal, prejudicando assim seus negocios.

  Na literatura empressarial, e na propria historia passada e presente, podemos citar cassos de empresas, que por falta de dispositivos juridicos protetores, prevendo estas situaçoes, de repente, se veem , num redemoinho devastador, de um patrimonio conquistado a duras penas por deus fundadores. Conhecemos varios cassos, de empresas promissoras em sua atividade, que por obito de um de seus socios, se despenca, indo ate a falencia, consumindo um rico parimonio, conquistado ao longo dos anos, a custa de muito trabalho e suor, porque nao houve o suficiente cuidado neste aspecto, afinal ninguem quer pensar na Morte, principalmente na sua, dai nao se prevenirem as consequencias da mesma para a familia e a dociedade como um todo.

  E importante frizar que toda a empresa sejam gigantescas, ou minusculas, fazem parte de uma riqueza social, ou seja ela vai alem de seus donos e de seus muros. Entao quando uma empresa fecha, fecham com elas , empregos, impostos, sonhos, alegrias. etc.

  O artigo 1028 do CCB, dispoe a regulamentaçao referente a morte de um dos socios, bem como os procedimentos, inerentes ao fato, em seus incisos I. II. e III, especificando em cada um deles as situaçoes, que podem ocorrer.

 Entao e de bom senso, que o profissional quando for elaborar o texto, da clausula contratual, que trata do assunto das sucessoes, se desbruce sobre os mesmos, para que sua redaçao seja a mais coerente e objetiva, para sua finalidade ser atendida plenamente.

Todas as hipoteses devem ser levadas em consideraçao, pois apos o fato ja ter acontecido, nao havera outro caminho, que nem sempre e o ideal para a empresa e os socios remanescentes seguirem, Portanto planejem suas sucessoes, pensando no futuro, nos esforços feitos para conseguirem chegar onde chegaram, e nao deixar cair seus frutos em maos, despreparadas para dar continuidade a prosperidade do negocio sonhado.

Sds. Manoel Luiz Ribeiro Silva.

       Contador

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Escrito por

Manoel Luiz Ribeiro Silva

CASADO , COM FILHOS E NETOS, GOSTO DE VIVER E AJUDAR O PROXIMO

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.05 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César