Contábeis o portal da profissão contábil

17
Jan 2018
01:23

Empresarial

Um Contador, por favor!

Um Contador, por favor! Um pequeno bate-papo real da necessidade do contador, consequentemente dos seus serviços em prol das empresas.

11/12/2017 11:16

2.552 acessos

Certo dia, em uma sala de espera de um órgão público, presenciei o bate-papo entre dois amigos. Naquela ocasião conversavam sobre suas empresas e como seus negócios iam de mal a pior. As queixam eram diversas, como alta carga tributária, muitas despesas, custos elevados, concorrência, burocracia, falta de crédito no mercado, etc.

 Em um ponto da conversa citaram a possibilidade de fecharem as portas, até porque não conseguiam se manter nesse mercado tão cruel – palavras deles.

Aproveitei a oportunidade para explicar de maneira sucinta o papel do contador em prol das instituições, independentemente do seu porte, principalmente, da sua atuação como fornecedor de informações úteis que, por sua vez, auxiliam os gestores na tomada de decisão.

Falei sobre a necessidade de um acompanhamento constante dos fatos ocorridos na empresa, com atenção maior para parte tributária, fiscal e trabalhista. Um olhar atento ao andamento da contabilidade é imprescindível no mundo dos negócios, pois a falta de informações tempestivas, fidedignas ou qualquer outro descuido afeta significamente o resultado da empresa, podendo gerar prejuízos altíssimos.

Orientar também o gestor quanto à questão das despesas, custos e do lucro desejado por exemplo, na formação do preço de venda ou da prestação de serviços, é função do contador. Gerar informações que possam subsidiar os empresários em suas deliberações é manter viva a empresa neste mercado cada vez mais globalizado.

Naquele momento fui o mais claro possível, logo alguns termos técnicos não eram apropriados para ocasião, nem mesmo poderia dar uma solução de imediato sem uma breve análise da real situação das empresas devido à complexidade do trabalho a ser feito.

No mais, esclareci como o contador e seus serviços são essenciais para as organizações, já que não é tarefa fácil cumprir as exigências impostas às empresas sem um devido cuidado e uma análise constante.

Falei que essas dificuldades que estão passando agora são decorrentes da falta de informações importantes desde a abertura da empresa até os dias atuais. E que, é nesta hora que os gestores sentem a necessidade do acompanhamento de um profissional qualificado. Alguém que eles possam contar nos momentos difíceis, onde requer atenção redobrada, bem como nos momentos bons, auxiliando-os no crescimento dos negócios.

Como disse, fui o mais claro possível não me debruçando sobre termos específicos da ciência contábil. Todavia, a minha fala foi de grande valia, sendo que no final fui agradecido pelos esclarecimentos, e que, por afirmação dos mesmos era chegada a hora de contratar um contador.

Por fim, aos que desejam abrir seus próprios negócios, antes da realização do sonho, é importante buscar o maior número de informações possíveis, saber o que está por vir, sendo primordial uma conversa com quem pode ajudar nesta nova etapa de suas vidas.

E a dica aqui não é apenas para os futuros empreendedores, mas também aos que já têm suas empresas abertas e precisam de... Um Contador, por favor!

 *Marcelo Neves Sousa,

Contador, professor, empresário contábil, especialista em contabilidade, auditoria e controlaria.

 

 

Escrito por

Marcelo Neves Sousa

Contador. Professor. Especialista em Contabilidade, Auditoria e Controladoria. Empresário Contábil. Blog Contábil: http://amecontabil.blogspot.com.br e Facebook: https://www.facebook.com/amecontabil

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.05 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César