x

Economia

Todos Somos Enganados e Ninguém Acorda.

Não existe bom senso nem lógica na cobrança de pacote de dados.

12/12/2017 08:52:14

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Todos Somos Enganados e Ninguém Acorda.

Todos Somos Enganados e Ninguém Acorda.

Se tivéssemos um governo menos omisso, mais eficiente e menos corrupto todas as pessoas do país teriam acesso à internet de forma barata, rápida e principalmente sem limitação de dados, porém não exclusivamente por meio de cabos, antenas e satélite em conexões fixas, mas principalmente por meio de conexão móvel, via smartphone.

Por falta de consciência dos legisladores e governantes as empresas de telefonia, além de tornarem os serviços caros e cheios de poréns inventaram o tal de "pacote de dados". E o pior de tudo é que toda população aceitou, agências reguladoras e de fiscalização também.
Será possível que ninguém notou o absurdo?

Você compraria farinha de trigo por metro?

Compraria tecidos por medida em pressão (bar)?
Você concordaria em pagar sua conta de telefone baseado na quantidade de palavras que consegue dizer em um minuto? (é isso que que acontece com os dados)
Se acha absurdo então porque concorda em pagar pelo tipo de informação que você envia e recebe? Pois é isso que todos nós fazemos ao pagar o “pacote de dados”.
O que é para ser contratado é apenas a velocidade de conexão e jamais o tipo de informação (dados) que se transmite por ela.

Você quando compra um caminhão não lhe é imposta uma cota X de coisas que pode transportar por um período de tempo, ou numa determinada velocidade.
Pacote de dados é a comercialização mais absurda do mundo, e nem importa se é adotada em um país ou 200. Isso é uma forma de explorar o consumidor de forma descabida, pois ao vender um serviço de acesso à internet por velocidade, com cobrança mensal, as famigeradas empresas de telefonia, não poderiam inventar cobranças abusivas ou adicionais. Já com a cobrança dos dados que transitam na rede podem cobrar pelo tipo de informação que você acessa. Por exemplo, fica mais caro acessar fotos do que textos, pois os arquivos são maiores.
Essa política de cobrança favorece a exploração dos consumidores, uma vez que a cada dia os arquivos ficam maiores, em razão da definição, qualidade, compactação e encriptação.
O justo e correto e disponibilizar um serviço de acesso à uma determinada velocidade, sem levar em conta os dados trafegados.

Para as empresas cobrarem por dados elas precisam saber que tipo de dados estão sendo transmitidos e recebidos e isso não é nada ético.
Há pouco tempo as operadoras de telefonia tentaram embutir a ideia de que nas conexões fixas residenciais e empresariais deveriam cobrar da mesma forma. Até mesmo a tendenciosa e talvez corrupta Anatel foi a favor, mas a sociedade não aceitou mais esse absurdo.
Nós consumidores temos que lutar pelo fim do pacote de dados, que é um meio de exploração e forma inescrupulosa de cobrar pelo serviço nas linhas móveis.
Resta saber se os legisladores e o magistrado desse país corrupto querem interpretar tudo isso de forma sensata e justa.

Enquanto essa conscientização dos senhores da lei e da justiça não acontece continuaremos a ser explorados

Claudio Cortez Francisco

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.