x

Carreira

Reflexões

Aproveitando o 2017 que se vai...

02/01/2018 09:19:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Reflexões

Reflexões

Aproveitando o 2017 que se vai...
São Paulo, a cidade que resido há 63 anos, está mais tranquila nestes dias de férias escolares e de festas de final de ano. Isso está permitindo uma reflexão rápida sobre o que enfrentamos em 2017 e o que se avizinha em 2018, sem usar, é claro, a minha bola de cristal...
Este ano foi atípico. Crise moral e política, nessa ordem. A única coisa que melhorou foi a economia: juros baixos, inflação em queda, crescimento do PIB, desemprego em queda.
Porém, na minha visão, atravessaremos um período de grandes incertezas em 2018 pelas eleições que se avizinham. As pesquisas enfatizam um ou outro candidato à presidência, numa polarização que poderá nos levar a dias bastante desconfortáveis.
Lembro, ao querido leitor, que a constituição de 1988 é parlamentarista em sua essência e vivemos num regime presidencialista irreal. Vivemos sim, num regime “parladencialista”. O presidente precisa da aprovação do Congresso para qualquer coisa. Quem quer que assuma a presidência em 2019 deverá ter uma base parlamentar que possibilite a aprovação das reformas e melhorias necessárias.
Qual será a base parlamentar que elegeremos?
Nós eleitores temos em nossas mãos o direito do voto. Mas quem se candidata? Quem se habilita a nos representar? Qual o compromisso dos candidatos quanto a princípios e ética? O que fazemos e faremos para melhorar a qualidade daqueles que nos representam?
Vou colocar nas minhas metas para 2018, além de outras que não consegui cumprir em 2017, as seguintes:
1. Apoiar movimentos que investem na preparação de novos candidatos. Isso mesmo. A formação em uma Escola de Política deveria ser obrigatória para qualquer pretendente a cargo público ou pelo menos como uma ISO 9000 de políticos;
2. Apoiar a redução do número de partidos;
3. Apoiar PEC que obrigue o candidato à presidência, ao governo dos estados e a prefeituras a registrar os seus principais ministros: planejamento, fazenda/economia, casa civil, trabalho, saúde e defesa.
Convido aos leitores que façam o mesmo. Se não mexermos base o resultado será o mesmo.
Um feliz 2018 a todos!!!

 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.