x

Empresarial

Caixa x Resultado!!!

A diferença entre Caixa e Resultado muitas vezes levam empresários a falência. Ter controles seguros e periodicamente, são ações que a gestão empresarial devem ter como rotina para controlar e corrigir o mais breve quando necessário.

05/01/2018 13:22:07

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Caixa  x  Resultado!!!

Caixa  x  Resultado!!!

Dentre as expertises que um empreendedor deve ter, é saber interpretar a diferença entre Caixa (recursos disponíveis) e Resultado (lucro ou prejuízo), pois são informações fundamentais para a continuidade de seu empreendimento.

Na Gestão Empresarial um ponto sensível é a disponibilidade de recursos financeiros ou sua falta, resumindo, sobra ou falta de dinheiro.

  • Na falta de recursos: é natural que os ânimos (stress) dos gestores fiquem alterados, muitas vezes a angustia se torna presente e agregados a outros fatores emocionais negativos, dificultam a possibilidade de identificar oportunidades;
  • No excesso de recursos: tão perigoso quanto a falta de recursos, o excesso, ativa a “Zona de Conforto”, talvez um dos maiores problemas a gestão empresarial; a tranquilidade na solução dos problemas, se é que os problemas são identificados.

Ter dinheiro em caixa, diferente do que muitos pensam, não necessariamente significa que a empresa apresenta “lucro”, tão pouco sua falta significa “prejuízo”, existem diversos fatores que em conjunto devem ser analisados.

Para tornar mais prático vamos exemplificar com uma empresa que trabalha com serviços, e que tem por padrão receber recursos antecipados dos clientes para poder iniciar projetos, com certeza essa empresa terá caixa durante determinado tempo, mas não necessariamente terá resultado positivo ao final do projeto, o material utilizado para desenvolvimento do projeto, os impostos, a mão de obra, os custos fixos, além dos custos financeiros (muitas vezes desprezados) podem mascarar e comprometer os resultados da empresa; e se um novo projeto é iniciado simultaneamente, também com antecipação de valores pelos clientes, caso não haja o devido controle financeiro dos projetos, um grande problema está para acontecer....

Os Custos Fixos quando não controlados devidamente, tendem a crescer de maneira acelerada quando a “sobra de caixa” é existente; efetivar contratos individuais que darão tranquilidade a empresa é uma pratica natural buscando eficiência na gestão, porém, ao consolidar (sumarizar) o conjunto dos gastos totais (Custo Fixo) muitas vezes tornam-se assustadores e é imprescindível a necessidade de ações fortes (ajustes) para traze-los a realidade da empresa.

Ter em mãos periodicamente o Fluxo de Caixa e a DRE (Demonstração de Resultados da Empresa), além de se possível outros informes gerenciais, são ferramentas importantes para a gestão empresarial.

Vale pensar, e se sua empresa não tiver essas ferramentas, é interessante trabalhar com profissionais especializados para implanta-las!!!

 

Walber Almeida Xavier de Sousa

Consultor e diretor da AXS Consultoria Empresarial (Administração, Finanças e Controladoria).

www.axsconsultoria.com.br

 

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.