x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Contábil

Quanto sua empresa esta perdendo com Perdas de Estoque e Imobilizado?

Muitas vezes deixados de lado diante da complexidade em se controlar, os Estoques e Ativo Imobilizado costumam causar prejuízos grandes em razão dessa falta de gestão, ou gestão "parcial".

09/01/2018 10:53

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Quanto sua empresa esta perdendo com Perdas de Estoque e Imobilizado?

Quanto sua empresa esta perdendo com Perdas de Estoque e Imobilizado?

 

Quanto sua empresa perde por mês com perdas de Estoque e Imobilizado?

Esse numero que muitas vezes não tem qualquer representatividade no dia a dia, muitas vezes é lembrado quando uma ocorrência ou outra acontece e é comum ouvirmos: “precisamos providenciar um controle efetivo”, porém diante da “complexidade” de organizar e controlar, permanece em “stand by” para um futuro controle.

Ocorre que na grande maioria das empresas no grupo Estoque e Ativo Imobilizado (também conhecido como Ativo Fixo) se concentram quantia financeiras representativas do patrimônio das empresas, e deixa-los sem qualquer controle ou com controle parcial que nada controla, é o mesmo que deixar uma torneira quase fechada (vazando) de pouco em pouco o desperdício acumulado fara grande diferença no resultado empresarial.

Quando o Resultado é mensurado periodicamente e os ativos (Estoque e Imobilizado) não são controlados essa perda não é registrada, com isso, o problema existente continuará; a medida de um controle efetivo dos Ativos são colocados em pratica, passamos a ter números efetivos, periodicamente, com isso é possível colocar ações em pratica.

É natural ao identificarmos números (principalmente negativos) que podem ser trabalhados, definirmos ações ou procedimentos para torna-los mais seguros além de otimiza-los; zerar as perdas é um sonho de todo empresário, porem impossível, mas mantê-la sobre controle e mitiga-la são atividades da gestão empresarial, seja da gestão de estoques, controle patrimonial, da Controladoria ou até mesmo da Contabilidade.

Quando temos ciência que não temos a expertise para implantar o melhor controle ou realizar um inventario físico que traga informações segura e sem vícios, nesse momento é importante buscar apoio de empresas especializadas no assunto.

Realizamos Inventários físico de Ativo Imobilizado e Estoque em todo território nacional, validamos procedimentos, realizamos Test de Impairment, entre outros procedimentos visando atender a legislação baseados em normas técnicas.

Vale conferir, e melhorar os resultados de sua empresa.

Walber Almeida Xavier de Sousa

Consultor e Diretor da AXS Consultoria Empresarial (Administração, Finanças e Controladoria).

Atua também no segmento de Inventário e Avaliação Patrimonial, implantando controles, confeccionando laudos (impairment, valor residual, valor de uso, entre outros).

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.