x

Tributário

CIAP - os créditos estão sendo controlados corretamente?

Quando o CIAP não é controlado devidamente, ou estamos pagando mais impostos do que devemos, ou estamos tomando créditos indevidos e isso causa um sério problema...

29/01/2018 16:16:57

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
CIAP - os créditos estão sendo controlados corretamente?

CIAP - os créditos estão sendo controlados corretamente?

 

A burocracia para o empresariado é cada vez maior, é comum e correto a afirmação que hoje as empresas tem equipes de profissionais em sua empresa que prestam serviços ao governo (Departamento Fiscal/Tributário).

Muitas vezes, em razão do grande volume de atribuições e também dos ajustes nos quadros de colaboradores, algumas atividades foram deixadas de lado para depois serem retomadas; e algumas vezes a parte benéfica como o CIAP pode ter sido esquecida.

 CIAP quer dizer Crédito de ICMS do Ativo Permanente, traduzindo aos leigos, toda a aquisição de Ativo Imobilizado (máquinas, veículos, móveis, Equipamentos de TI, entre outros) da direito a empresa se creditar do valor do ICMS nessa compra, porem diferente de quando se compra uma Matéria Prima, os créditos desses bens devem ser realizados em 48 parcelas obedecendo regras impostas pelo Fisco Estadual.

O Controle do CIAP deve ser mantido preferencialmente num sistema ERP, quando não existe, o mesmo deve ser cuidadosamente apurado em planilha e arquivado para possível solicitação pela auditoria ou por uma possível fiscalização.

As empresas diante de suas demandas internas tinham por costume deixar de dar a devida atenção ao Ativo Imobilizado, mas com as alterações legais ocorridas desde de 2007, com as implementações do CPC´s essa cultura vem sendo alterada.

Os inventários de Ativo Imobilizado com suas devidas valorizações baseados em laudos e Teste de Impairment, vem se tornando rotina às empresas que buscam ter o devido controle de seus ativos e tratam suas Demonstrações Contábeis Financeiras com rigor, seriedade e transparência.

Walber Almeida Xavier de Sousa – é Diretor da AXS Consultoria Empresarial, atuou como executivo em empresas, professor universitário, é conselheiro consultivo de empresas.

[email protected]

www.axsconsultoria.com.br

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.