CONBCON 2018

PRORROGADO Assista agora à 62 palestras do Congresso Online Brasileiro de Contabilidade.

Contábeis o portal da profissão contábil

17
Aug 2018
22:03

Tributário

CIAP - os créditos estão sendo controlados corretamente?

Quando o CIAP não é controlado devidamente, ou estamos pagando mais impostos do que devemos, ou estamos tomando créditos indevidos e isso causa um sério problema...

29/01/2018 16:16

4.255 acessos

ciap ativo imobilizado

 

A burocracia para o empresariado é cada vez maior, é comum e correto a afirmação que hoje as empresas tem equipes de profissionais em sua empresa que prestam serviços ao governo (Departamento Fiscal/Tributário).

Muitas vezes, em razão do grande volume de atribuições e também dos ajustes nos quadros de colaboradores, algumas atividades foram deixadas de lado para depois serem retomadas; e algumas vezes a parte benéfica como o CIAP pode ter sido esquecida.

 CIAP quer dizer Crédito de ICMS do Ativo Permanente, traduzindo aos leigos, toda a aquisição de Ativo Imobilizado (máquinas, veículos, móveis, Equipamentos de TI, entre outros) da direito a empresa se creditar do valor do ICMS nessa compra, porem diferente de quando se compra uma Matéria Prima, os créditos desses bens devem ser realizados em 48 parcelas obedecendo regras impostas pelo Fisco Estadual.

O Controle do CIAP deve ser mantido preferencialmente num sistema ERP, quando não existe, o mesmo deve ser cuidadosamente apurado em planilha e arquivado para possível solicitação pela auditoria ou por uma possível fiscalização.

As empresas diante de suas demandas internas tinham por costume deixar de dar a devida atenção ao Ativo Imobilizado, mas com as alterações legais ocorridas desde de 2007, com as implementações do CPC´s essa cultura vem sendo alterada.

Os inventários de Ativo Imobilizado com suas devidas valorizações baseados em laudos e Teste de Impairment, vem se tornando rotina às empresas que buscam ter o devido controle de seus ativos e tratam suas Demonstrações Contábeis Financeiras com rigor, seriedade e transparência.

Walber Almeida Xavier de Sousa – é Diretor da AXS Consultoria Empresarial, atuou como executivo em empresas, professor universitário, é conselheiro consultivo de empresas.

contato@axsconsultoria.com.br

www.axsconsultoria.com.br

Escrito por

Walber Almeida Xavier de Sousa

Experiência de mais de 30 anos nas áreas de Contabilidade, Finanças e Controladoria. Consultoria e Assessoria em Gestão Empresarial, em empresas de Pequeno e Médio porte; Renegociação Bancária (alongamento de prazos, redução e adequação de taxas e redução de garantias); Inventário e Avaliação Patrimonial (levantamento físico, laudos seguindo normas ABNT e IBAPE, impairment, confecção de placas, inserção de dados em sistemas); Diretor da AXS Consultoria Empresarial - www.axsconsultoria.com.br (15) 30130868 / 991051487 / 988151487 e-mail: contato@axsconsultoria.com.br

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César