x

Empresarial

Metas!!! É preciso saber defini-las!!!

A importância em definir metas alcançáveis e que atendam as necessidades da empresa

15/02/2018 08:47:34

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Metas!!! É preciso saber defini-las!!!

Metas!!! É preciso saber defini-las!!!

 

Que ninguém gosta de ser pressionado isso é fato, mas que com objetivos claros e acompanhamento é muito mais fácil de se atingir algo.

Fazer a gestão empresarial sem definir onde se quer chegar é muito comum e pode comprometer o futuro de qualquer empresa.

No dia a dia das empresas identificarmos empresários/gestores que conduzem suas empresas sem definição concreta do que esperam com relação aos resultados de sua empresa, muitas vezes esses objetivos estão em sua “cabeça” e acabam não sendo documentados e devidamente publicado a quem é de interesse, outras vezes números são definidos sem qualquer base histórica e tão pouco irão atender as necessidades da empresa quando são possíveis de serem alcançados.

Definir metas requer entre outras informações: estudo de informações recentes, capacidade atual, potencial de mercado e o mais importante ter em mãos o Ponto de Equilíbrio da empresa; sem esse conjunto de informações estar devidamente identificado podemos estar utilizando um objetivo fictício, muitas vezes até alcançável, porém, não irá atender as necessidades do negócio, o contrário também é verdadeiro, quando definimos metas necessárias, contudo inalcançáveis.

A ânsia pelo atingimento requer: planejamento, acompanhamento, ajustes, novamente acompanhamento e muitas vezes premiação no êxito.

E quando as metas definidas após analise não são atingidas?

Para esse tema que muitas vezes é tratado de forma simplória, onde números são definidos pelo “achometro” e são abandonados com a mesma facilidade que foram “criados”, podemos perceber sua complexidade, importância e benefício a gestão empresarial.

Vale pensar no assunto e buscar exercitar, compartilhar o desafio, reconhecer méritos, ajustar quando se fizer necessário e trabalhar também a meritocracia.

Walber Almeida Xavier de Sousa – Diretor da AXS Consultoria Empresarial

Atuou também como professor universitário e exerce a função de Consultor Empresarial, Conselheiro e Mentor em empresas em diversos segmentos.

www.axsconsultoria.com.br

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.