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Foco: concentra que a riqueza vem!

O desejo de enriquecer e prosperar pede disciplina e compromisso, mas uma questão comum é como manter o foco e de que forma definir o que é importante. Fato é que quem enriqueceu usou foco para chegar no objetivo. Entenda como.

27/02/2018 08:41:21

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Foco: concentra que a riqueza vem!

Foco: concentra que a riqueza vem!

Antes de tudo, vamos esclarecer: a proposta aqui não é ficar em posição sentada por uma hora repetindo o mantra “vem cliente, vem cliente, vem cliente” – e não se trata de ironizar técnicas meditativas, mas sim entender o poder incomensurável do FOCO para quem quer enriquecer.

Ponto importante: vamos entender o que não é foco. Passa longe de ter uma única ferramenta mil e uma utilidades e só usar isso em todas as situações. Também não é uma postura teimosa, agarrada a uma única coisa por anos a fio; saiba que  a história de Thomas Edison é contada de forma equivocada: ele inventou a lâmpada após mais de dez mil tentativas, mas neste tempo criou invenções que trouxeram muita renda a ele, como o fonógrafo, objeto que deu origem às antigas vitrolas, entre outros exemplos de inventos que deram a ele um excelente retorno financeiro – e não ficou só com a lâmpada na cabeça. Foco é algo maior, ligado a um objetivo e que pode ter vários caminhos para ser alcançado, mas pede alta atenção e baixa distração.

Muitos empresários, empreendedores ou não, tem dificuldade em manter o foco e se queixam de agir errado. Para facilitar e entender de forma bem prática, vão algumas dicas para seu foco ser definido, e a partir disso, potencializar energia para sua riqueza e sucesso:

1. Comece determinando claramente o que você mais deseja alcançar. No caso de Thomas Edison, a luz incandescente tornou-se objetivo por ser a forma inteligente de uso da eletricidade. O que Edison desejava era, em suma, fazer uso inteligente e rentável da energia elétrica vinda de geradores de óleo. Assim, ele determinou o que queria fazer. Desta forma, saiba que ele é o criador da bateria elétrica de automóveis, caneta de tatuagem, estradas de ferro eletromagnéticas que são a base dos sistemas metroviários além da lâmpada e toca discos.

Esta tarefa é considerada a mais difícil porque pede uma análise criteriosa da sua vontade pessoal em realizar o objetivo. Tire um tempo razoável para pensar como você se vê em cinco anos, como vê sua empresa e concorrentes, além de analisar o mercado consumidor. Vai ser, partindo desta visão abrangente, o ponto de conversão da sua visão no foco.

2. Cuidado com teimosias disfarçadas de persistência. Há quem coloque na cabeça que seu negócio é inovador e vai ser a Roda da Fortuna sozinho, como num milagre – mas o milagre não está dando os resultados esperados. Você tem notado que concorrentes mudaram abordagens, começaram a prospectar novas possibilidades... e você está apegado ao sistema que talvez no passado tenha sido realmente um sucesso. Tenha humildade em analisar se não está com apego a uma ideia ou forma de agir, deixando de lado as mudanças que serão fundamentais para o seu sucesso.

3. Tenha uma abertura sem sair do foco. O próprio Edison criou inovações que não imaginava inicialmente enquanto buscava o caminho para sua lâmpada. O mesmo pode se aplicar a você. Não faltam histórias de empreendedores que começaram com um determinado segmento e viram que havia uma carência que desconheciam – e resolveram criar a solução, sendo esta muito melhor do que haviam imaginado ser o negócio principal. Um exemplo contemporâneo disso é o Google, que começou sendo um programa capaz de compilar rapidamente informação com palavras chave. Detalhe que além do Google haviam outros sites até mais rápidos, porém a equipe do Google percebeu o potencial para propagandas além da interação com smartphones, e dali a conversas entre usuários. A seguir empregou tecnologias de rastreamento e assim nasceram Google Maps e outros aplicativos de orientação espacial que se tornaram cotidianos para nós. O foco do Google era usar a internet para gerar resultados – e com isso abriram negócios altamente rentáveis que a princípio desconheciam.

4. Acontecem distrações, e saiba usá-las a seu favor. Quem quer enriquecer empreendendo tem que inovar, e para isso observar o que o mercado está pedindo, o que as pessoas estão pensando, comprando, desejando. Como equacionar estas observações, pesquisas e produzir no cotidiano? Determine com seu objetivo o público alvo e o mercado, daí separe um tempo semanal (ou diário) para literalmente, “observar sua caça”. Veja, leia, ouça, observe o seu consumidor, o mercado onde vai atuar. Leia a respeito, converse com amigos e passe a conhecer – inclusive e principalmente via mídias sociais – quem vai ser o seu cliente. Para não fugir do seu foco, lembre que é uma tarefa com tempo determinado.

5. Foco para enriquecer empreendendo pede ações correlatas. Cuidado quando dizem “concentre tudo numa única bala, num único tiro”, porque o risco de erro é grande; neste caso, analise cenários correlatos de onde está atuando. Um exemplo para quem empreende na área da saúde é criar negócios ou operar em setores que sejam dentro do conceito saúde. Muita gente que comercializa equipamentos odontológicos acaba por incluir parcerias com serviços de suporte à atividade odontológica, numa sinergia de resultados onde todos ganham com seu trabalho. Lembre que é bom ter um Plano B, desde que seja algo relacionado com o negócio principal.

6. Foco significa fazer ajustes sempre que necessário, ou seja, o tempo todo. Quem opta por enriquecer investindo no mercado financeiro – com o objetivo de alcançar uma meta de valor em determinado prazo via mercado de capitais – sabe que as ações ganham e perdem valor conforme o cenário, e assim operadores analisam o que fazer e como fazer o tempo todo. Isso vale para você que quer fazer uma escala épica para seu empreendimento. Encare como um desafio e lembre que a única constante é a mudança.

7. Foco é confiança, sobretudo para enriquecer. Haverá muita gente contestando suas opiniões, sua postura e desacreditando do que pretende realizar, sobretudo se for claramente sua escalada de riqueza financeira. A dica aqui é: saiba diferenciar opiniões positivas para alinhar o negócio, e separar quem nada entende mas dá palpites “para ajudar”. Todas, absolutamente todas as pessoas que saíram de um quadro de dificuldade financeira e venceram com seus empreendimentos ouviram muito mais opiniões contrárias – “se desse certo o mundo estaria cheio de milionários” – do que palavras motivadoras. Faça seu cérebro límbico, que é o campo das emoções, ser subserviente ao seu córtex, que é a área pensante. Isso é foco.

8. Foco é simplificar para aproveitar a jornada. Quando você determina o que quer fazer, o objetivo traçado a alcançar notará que perguntas voltando para o passado, ou dispersões deixarão de ser comuns porque você estará voltado para o que realmente importa, mesmo analisando o cenário (a distração controlada para conhecer o mercado) e irá perceber tudo isso como um desafio. Numa analogia, é dito que melhor que escalar o Everest é o trajeto, com a superação a cada passo. O mesmo tem semelhança com sua jornada de foco no resultado. É líquido e certo: mantenha o foco, faça o que for preciso e coloque sua energia para seus negócios trazerem resultados e riqueza como você sempre sonhou. Faça e verá.

 

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