x

Empresarial

A disciplina na Gestão Empresarial

Planejar, executar, acompanhar e ajustar.

05/03/2018 16:39:56

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
A disciplina na Gestão Empresarial

A disciplina na Gestão Empresarial

 

Há empresários que entendem que uma assessoria empresarial é uma despesa ou um gasto desnecessário, há outros que identificam como uma ferramenta fundamental para o sucesso de sua empresa.

É muito comum no meio empresarial o dia-a-dia ser repleto de tarefas que não podem ser deixadas de lado, para que a empresa “não pare”, com isso, observamos que muitas atividades estratégicas e que podem fazer com que a empresa tenha um melhor resultado são deixadas de lado.

A presença de um assessor ou consultor, entre outras atividades é para cobrar e auxiliar na realização dessas atividades, fazer com que a empresa, não simplesmente apague incêndios, mas que busque otimizar seus processos e resultados.

A urgência na tomada de decisão que aflige muitos empresários, e isso é até normal, faz com que decisões sejam tomadas de forma errada e muitas vezes comprometem a continuidade da empresa, encarecendo seus custos, seja com relação a insumos, despesas administrativas e principalmente o financeiro.

Num case recente, um cliente que negociava com um fornecedor o alongamento de um passivo, foi pressionado pelo mesmo a fechar em 48 horas a proposta apresentada pela empresa, com isso, e buscando um alivio ao fluxo de caixa todos na empresa inclusive os funcionários do departamento financeiro não se atentaram ao detalhe que ao formalizar a proposta de alongamento da divida o fornecedor não trouxe a dívida atual a valor presente para então calcular os juros do novo “financiamento”; ao identificar essa ocorrência que com certeza causaria um grande prejuízo a meu cliente, relatei o ocorrido, e de imediato solicitamos ao fornecedor a correção da proposta que na sequencia veio com R$ 67.000, a menos.

O caso acima entre outras oportunidades são exemplos que uma visão técnica (com experiência) pode com certeza trazer ganhos a gestão empresarial; muitas vezes querer fazer o que não é de sua especialidade, faz com que os resultados não sejam os melhores e para uma empresa que busca se manter saudável, trabalhar a assertividade nas ações é muito importante.

Acompanhar periodicamente os resultados, definir plano de ações visando reduzir custos e despesas, aumentar a produtividade, otimizar vendas com volumes e margens, definir e acompanhar o desempenho setorizado da empresa, implantando metas e acompanhando suas realizações, são ações fundamentais para quem busca prosperar no meio empresarial.

O trabalho de um consultor pode ser realizado com prazo determinado, porém, geralmente diante do ganho que a empresa costuma ter, torna-se uma necessidade e uma base de apoio ao empresário em suas decisões, buscando sempre o melhor a gestão.

 

Walber Almeida Xavier de Sousa é Diretor da AXS Consultoria Empresarial.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.