x

Empresarial

Sua empresa esta muito endividada? Há solução!!!

Empresas endividadas, requer um plano de ação para saneá-la!!!

22/03/2018 11:16:02

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Sua empresa esta muito endividada? Há solução!!!

Sua empresa esta muito endividada? Há solução!!!

Sua empresa esta muito endividada? Há solução!!!

109-03-2018

O estrago deixado pela crise que assolou nosso país foi grande, poucos são os que não foram afetados pelo seu efeito, agora o mais importante é definir estratégias para superar esse momento.

Tenha certeza, não será fácil, porém, na maioria dos casos é possível reverter.

 A queda no faturamento, teve efeito em praticamente todos os segmentos, em uns mais forte que em outros, mas muitas vezes não foi apenas a queda o faturamento que penalizou a gestão.

É comum identificarmos empresas que vivem problemas na gestão empresarial, por diversas razões, entre elas podemos citar: reestruturação do quadro societário, falta de gestão, custo fixo elevado, falta de política comercial, elevado custo financeiro, entre outras razões.

É de suma importância, identificarmos a verdadeira razão pela qual a empresa esta obtendo baixos resultados (mesmo que os resultados não estejam sendo apurados corretamente) e se endividando; um trabalho bem conduzido, deve focar em diagnosticar a empresa, para então definir plano de ação.

Esperar efeitos imediatos, é uma utopia, a situação não ficou ruim de uma hora para outra, por isso, a solução também não vai acontecer rápido; requer ações, muitas ações...

Se o Passivo Bancário esta elevado, e já não há mais limites disponíveis e tão pouco capacidade de dar continuidade aos pagamentos bancários a solução é iniciar um processo de renegociação junto aos bancos, e essa renegociação, não pode ser realizada pelos sócios/diretores, pois, geralmente eles não são conhecedores das estratégias de negociação, podem ser conduzidos pelo emocional e convencidos que a melhor alternativa é a que o banco esta disponibilizando, e ai, a negociação que o banco queria, foi feita; logo o aperto financeiro voltará, infelizmente!!!

A renegociação bancária, requer planejamento, estratégias de tempo, conhecer corretamente as linhas de créditos e os credores, para então iniciar o processo de negociação e alcançar o melhor resultado para a empresa, para o banco receber a dívida já e um ganho.

Mas somente renegociando o Passivo (estamos tratando a febre, a infecção continua) não resolvemos o problema, o trabalho requer ir além, focar em solucionar a causa, e muitas vezes  requer um sacrifícios ainda maiores, corte de despesas, pessoas, redefinição de políticas, definição de metas (não apenas em vendas); e todo esse conjunto de ações pode com certeza depois de colocados em prática, acompanhados e corrigidos no que for necessário, fazer com que a empresa, entre num patamar de gestão que já esteve ou que tinha como objetivo.

Walber Almeida Xavier de Sousa é Diretor da AXS Consultoria Empresarial, atuou como professor universitário, faz parte do Conselho Consultivos de empresas de Médio Porte.

www.axsconsultoria.com.br

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.