Momento Contábeis

Prazo para a entrega do SPED/ECF | Fiscalização do eSocial | Resultado do primeiro exame do CFC 2018

Contábeis o portal da profissão contábil

20
Jul 2018
15:30

Tributário

"A carga tributária vai quebrar minha empresa!!!" Será?

Que a Carga Tributária é pesada, não ha o que se discutir, mas o problema pode ser outro!!!!

09/04/2018 15:41

1.348 acessos

gestao assessoria financeira

 

Essa frase é comum ser ouvida por muitos empresários, de certa forma faz sentido quando o conteúdo refere-se ao percentual dos impostos, a complexidade na interpretação da legislação e sua correta apuração, porém, não é bem essa a realidade.

Quando uma empresa de forma recorrente vem tendo problemas de gestão, é natural buscarmos identificar ou seja terceirizar a responsabilidade pelos problemas e sem dúvida os impostos são naturalmente os primeiros.

Há empresas que por opção ou extrema necessidade de recursos financeiros interromperam o recolhimento dos impostos, para que tenham um folego melhor no Fluxo de Caixa, e mesmo assim, ainda continuam tendo dificuldades financeiras, ai podemos perceber que: não eram os impostos os causadores do problema.

Administrar uma empresa na realidade é um grande desafio, principalmente diante da nossa legislação tributária e também da instabilidade econômica financeira que vivemos constantemente, vulneráveis a planos de governos, efeitos cambiais, entre outros.

Mas na realidade há cenários que não temos domínio, ou seja, efeitos na economia, como os citados acima, entretanto, no ambiente interno, a gestão empresarial deve ser feita com profissionalismo; ter informações periódicas, controles, balancetes, apontamentos, auditorias se possível, são algumas das estratégias que qualquer empresário deve ter, para saber agir diante de obstáculos que surjam na Gestão Empresarial.

Ter domínio dos Custos Fixos, identificar com clareza custos e despesas variáveis, ter claramente definido o Ponto de Equilíbrio, conhecer e definir outros indicadores, faz com que a gestão seja mensurada e o empresário não fique refém de “surpresas” na gestão.

Essas são algumas das ações quando falamos de Resultados, é obvio que estratégias comerciais, a condução adequada dos Recursos Humanos, politicas variáveis de remuneração, os devidos controles de Estoque e Patrimonial, são também de extrema importância.

Apesar do “trabalho” e da disciplina que tem que ser colocada em pratica, diagnosticar um possível problema antes que o mesmo se concretize é algo fundamental para a correção dos rumos na gestão de uma empresa.

Walber Almeida Xavier de Sousa -Diretor da AXS Consultoria Empresarial

www.axsconsultoria.com.br

 

 

 

 

Escrito por

Walber Almeida Xavier de Sousa

Experiência de mais de 30 anos nas áreas de Contabilidade, Finanças e Controladoria. Consultoria e Assessoria em Gestão Empresarial, em empresas de Pequeno e Médio porte; Renegociação Bancária (alongamento de prazos, redução e adequação de taxas e redução de garantias); Inventário e Avaliação Patrimonial (levantamento físico, laudos seguindo normas ABNT e IBAPE, impairment, confecção de placas, inserção de dados em sistemas); Diretor da AXS Consultoria Empresarial - www.axsconsultoria.com.br (15) 30130868 / 991051487 / 988151487 e-mail: contato@axsconsultoria.com.br

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César