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O Contabilista e o Google Ad Words

Publicidade, algumas peculiaridades e opções.

20/04/2018 08:43:43

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O Contabilista e o Google Ad Words

O Contabilista e o Google Ad Words

 

 Em termos de publicidade e marketing nem sempre sabemos qual o melhor caminho para divulgar nossos produtos, serviços ou mesmo institucionalizar uma marca.

Cada caso deve ser analisado isoladamente por um profissional de larga experiência no setor, afinal os meios de divulgação são muitos: jornais, revistas, outros periódicos, outdoors, panfletos, cartões, folders bem elaborados, radio, televisão, internet, etc.

A pergunta é sempre a mesma, será que meu investimento valerá a pena? Será que terei retorno de fato?

Há empresas que já disponibilizam um orçamento mensal, que pode chegar a 10% ou mais do faturamento para publicidade, pois sabem que sem ela sucumbirão.

Na prestação de serviços contábeis muitos profissionais acreditam que o que funciona é a indicação de outros clientes, o boca a boca. Isso é verdade, porém uma publicidade bem direcionada e inteligente pode sim trazer bons resultados.

Uma das alternativas é usar os recursos da ferramenta Google AdWords, onde o usuário determina que palavras ao serem digitadas na busca do Google direcionarão ao site de sua empresa. Porém é ai que entra a complexidade. Como há milhares de empresas de serviços de contabilidade, auditoria e assessoria fiscal e contábil é óbvio que haverá concorrência acirrada. Sendo que o custo do clique é calculado de acordo com a demanda, e progressivo.

Hipoteticamente falando podemos dizer que se sua empresa optou pela expressão "abertura de empresa", certamente muitos outros tiveram a mesma ideia. Então prevalecerá o valor do clique por lance, o qual é variável de acordo com a incidência de pesquisas.

Como há muita concorrência o ideal é setorizar a publicidade e limitar o número de palavras, pois quanto maior a amplitude e número de palavras e expressões haverá mais procura, mas o custo da publicidade ficará bem mais elevado também. Por exemplo, se seus serviços visam atender uma região, apenas limite a publicidade à essa região. Também procure usar poucas palavras, mas que sejam as mais usuais em possíveis buscas pelo serviço.

Algo que pode ajudar muito é a publicação de artigos interessantes no site de sua empresa, visando atrair leitores, criando uma lista para envio de newsletter gratuitas.

A todo momento alguém toma a decisão de se tornar um empreendedor e abrir seu próprio negócio e certamente irá procurar uma empresa de serviços contábeis, mas que critério esse novo empreendedor usará para encontrar o contabilista que o assessorará?

Durante décadas visitei empresas de serviços contábeis para as quais prestei serviços e vendi produtos. Me deparei com todo o tipo de profissional e escritórios (empresas). Alguns que realmente prestam um excelente serviço de assessoria e outros que apenas fazem o mínimo necessário. Por essa razão também que existe uma disparidade enorme de preços, que muitos julgam injusta e inadequada, mas temos que admitir que muitos empreendedores procuram preço, mais do que qualidade, assim como muitos contabilistas conquistam clientes novos mais pelo preço do serviço do que pela qualidade dele.

Diante desse quadro o profissional contabilista também precisa primeiramente estabelecer qual seu critério, se vai leiloar preços ou se vai adotar um postura firme em razão de seus custos e qualidade dos serviços, para que possa identificar como elaborar uma campanha publicitaria eficaz, visando atingir o perfil de clientes que deseja atender.

Uma decisão que podemos considerar interessante é a de fazer algum tipo de palestra, curso, ou prestar algum ripo de informação por algum meio de forma que possa atrair possíveis interessados.

Há empresas, por exemplo, que oferecem cursos de neurolinguística, e para atrair novos interessados oferecem pequenas palestras gratuitas, prestando algum serviço e ao mesmo tempo divulgando seu  trabalho.

Claro que a ferramenta Google AdWords é sempre a mais prática e muito eficiente, afinal nos dias atuais tudo que as pessoas desejam comprar ou buscar de informação procuram no Google.

Há formas gratuitas de sua empresa aparecer em evidencia nas buscas do Google, pela "pesquisa orgânica" a qual leva em conta a tempo de existência de seu site, o volume de conteúdo específico publicado e o volume de visitas ao site. Há muitas empresas e profissionais especializados nisso, basta procurar no Google.

Os cuidados devem ser sempre aqueles:  “de não colocar um outdoor no porão, onde fica mais barato mas ninguém vê” e “zelar pela publicidade respeitosa”

Claudio Cortez Francisco
Classificador Fiscal de Mercadorias
www.classificadorfiscal.com.br

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