x

Tributário

Imposto de renda 2018 - Não Caia na Malha fina

Chegou a hora de fazer o Imposto de Renda 2018. Apesar de ser um processo que precisa ser feito todos os anos, muitas pessoas acabam cometendo pequenos erros que com que elas caiam na famosa Malha Fina.

19/04/2018 15:31:57

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Imposto de renda 2018 - Não Caia na Malha fina

Imposto de renda 2018 - Não Caia na Malha fina

Isso pode gerar uma série de problemas para o cidadão. Isso porque, dependendo do caso, ele pode ser enquadrando dentro do crime de sonegação, o que é extremamente grave.

Além disso, ele também estará sujeito ao pagamento de multas por conta de sua declaração. Por conta disso, é muito importante que você tome alguns cuidados básicos para evitar esse tipo de situação.

O que é a Malha Fina do Imposto de Renda 2018?

A Malha Fina é um processo de investigação realizado pela Receita Federal. Nele, o órgão analisa se há divergências ou incompatibilidades de informações apresentadas na Declaração do Imposto de Renda 2018.

No procedimento, são verificados todos os dados. Além disso, também é confirmada a veracidade dos conteúdos apresentados, perante outros órgãos do Governo Federal.

Se por um acaso a Receita Federal encontrar qualquer tipo de inconsistência nas informações, ela notifica o contribuinte. Logo, ele terá que corrigir o as informações dentro de um prazo estimulado pelo órgão.

Quais fatores levam o contribuinte a cair na Malha Fina do Imposto de Renda 2018

Para evitar cair na Malha Fina do Imposto de Renda 2018, é muito importante que você saiba quais são os principais fatores que acabam levando os cidadãos a ter esse tipo de problema. Confira abaixo.

-Omissão de informações financeiras, tais como comprovantes, notas ficais, rendimentos extras, patrimônio atual e etc.;

-Erros de informação durante o preenchimento do formulário de Imposto de Renda;

-Informações financeiras que se contradizem.

Na grande maioria das vezes, quem acaba caindo na Malha Fina do Imposto de Renda é porque deixou para fazer a declaração na última hora. Isso acaba fazendo com que o contribuinte preencha o formulário com pressa, e cometa erros básicos.

Além disso, a falta de organização também é outro fator bastante comum nesse tipo de situação. Como o documento precisa apresentar todas as informações do ano anterior, muitas pessoas acabam esquecendo de declarar ou anexar algo.

Por conta disso, o ideal é contar com a ajuda de um contador. O profissional te auxiliará a deixar todos os comprovantes e informações organizados, bem como a elaborar a declaração com calma e atenção.

Situações que mais geram erros de preenchimento

Qualquer incompatibilidade de informações pode fazer com que você caia na Malha Fina do Imposto de Renda 2018. No entanto, existem algumas situações mais comuns que acabam aumentando o índice de dados errados. São elas:

1. Variação Patrimonial
Quando há um aumento de patrimônio muito alto, que é incompatível com os rendimentos declarados, com toda a certeza o contribuinte acabará sendo notificado. Isso porque, esse tipo de aumento brusco pode indicar alguma omissão de receita, ou, até mesmo fraudes.

2. Pagamento de aluguéis
Outra situação que faz com que muita gente caia na Malha Fina são os aluguéis. Muitas pessoas não sabem, mas esse tipo de pagamento deve ser informado na ficha “Pagamentos e Doações Efetuados”.
É essencial que o cidadão informe todos os pagamentos e valores pagos ao proprietário do imóvel. Independente da quantidade. Apesar de não ser uma despesa dedutível, a omissão desse tipo de informação pode gerar multa.

3. Previdência Privada
A previdência privada sempre acaba causando confusão. Na hora de realizar a declaração do Imposto de Renda 2018, é muito importante que você tenha em mãos o informe com todos os rendimentos dela.
Durante o processo, é necessário informar o valor exato dos pagamentos feitos pela instituição financeiro. Além disso, também é essencial identificar qual tabela que rege o modelo de tributação.

Dicas para evitar esse tipo de problema

Para evitar cair na Malha Fina do Imposto de Renda 2018, é muito importante que você tome alguns cuidados básicos. Esses hábitos simples irão diminuir os riscos de alguma divergência de informação.

1. Separe os comprovantes por mês
A primeira coisa que você precisa fazer é separar todos os comprovantes de rendimentos e fiscais por mês. Dessa maneira, você terá acesso mais fácil as informações, evitando confusões.

2. Não deixe para a última hora
Nada deixar de fazer a sua declaração quando faltar pouquíssimo para o prazo se encerrar. Isso aumentas as chances de você colocar algum dado errado. Lembre-se, cada centavo é importante na hora de declarar.

3. Revise os dados ao menos três vezes
Dependendo do caso, o imposto de renda pode ter uma tonelada de informações. Para evitar que nenhuma delas seja enviada por engano, o ideal é revisar toda a sua declaração, pelo menos, três vezes.

4. Conte com a ajuda de um contador
Esse profissional irá auxiliar na organização de informações bem como na elaboração do documento. Com o auxílio dele, você diminuíra os riscos de declarar algo errado.

Aqui na Tokius Contabilidade sua declaração de imposto de renda é feita por contadores especializados! Solicite sua proposta e conheça os beneficíos de fazer sua Declaração de Imposto de Renda conosco!

Caiu na Malha Fina do Imposto de Renda 2018? Veja o que fazer

Se você caiu na Malha Fina do Imposto de Renda 2018 não é preciso de desesperar. Mesmo sendo notificado pela Receita Federal, você terá um prazo para fazer a retificação das informações.

A primeira coisa que você precisa fazer é descobrir qual foi o problema por meio do “extrato” do Imposto de Renda. Ele pode ser emitido através do site da Receita Federal no e-CAC (Centro Virtual de Atendimento).

Para acessá-lo, basta utilizar o código de acesso gerado pela própria página, ou o seu certificado digital. Uma vez identificado o problema, basta fazer a declaração retificadora, seguindo o mesmo processo do IR.

Pronto, você terá resolvido o seu problema na Malha Fina do Imposto de Renda 2018. Para evitar esse tipo de problema no próximo ano, lembre-se de seguir as dicas acima.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.