x

Societário

Distribuição de Lucros nas sociedades tributadas pelo Lucro Presumido e pelo Simples

A distribuição de lucros deve ser criteriosa, e bem planejada, para não virar um problema grave.

24/04/2018 17:04:42

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Distribuição de Lucros nas sociedades tributadas pelo Lucro Presumido e pelo Simples

Distribuição de Lucros nas sociedades tributadas pelo Lucro Presumido e pelo Simples

 Numa distribuiçao de lucros, seja numa sociedade que apure seus resultados pelo sistema do Lucro Presumido, ou pelo sistema do Simples, ha de se ter cautela, tendo por principio um planejamento do mesmo, usando os criterios de avaliaçao do mercado em que atuam, e numa projeçao de cenario economico. Aplicando as tecnicas de constituiçao de reservas, e investimentos quando possivel, para em caso de dificuldades, ou de oportunidades de negocios, nao ficar sem açao, por falta de reservas.


Existem situaçoes, das quais por força de nossa profissao tomamos conhecimento, que nos deixam, completamente extarrecidos com atitudes tomadas pelos socios, na distribuiçao de seus lucros. Auditando uma empresa para fins de planejamento financeiro, foi constatado, que a atividade, como a maioria das atividades, tem um periodo  em que as vendas teem uma queda, e esse periodo ocorre logo no inicio do ano, portanto numa empresa com um planejammento adequado, esse seria o periodo de concessao de ferias, manutençao do maquinario, etc., esses gastos desse periodo devem ser avaliados com antecedencia de uns dois messes, tendo um plano dessas despesas, nao havera surpresas.


Sendo o periodo de faturamento baixo, essa reserva tem que ser constituida, com base nos messes anteriores, e tambem com o Lucro do periodo anterior. Mas nesse exemplo estudado, ocorreu o seguinte os socios, sem fazer o dever de casa correto, entenderam de fazer a distribuiçao dos lucros de maneira total, sem constituir reserva alguma do referido lucro. Ao iniciar o periodo de baixa estaçao nos negocios, e da execuçao das despesas com as ferias e a conservaçao, nao tinham dinheiro para cobrir as mesmas, a soluçao emcontrada, pois as mesmas eram inadiaveis, apelaram para emprestimos bancarios e cheques especiais, resultado, despesas financeiras desnecessarias, se tivessem, planejado e constituido as reservas adequadamente.


Dentro desse quadro descrito, nota-se o porque das dificuldades agora emcontradas em manter o negocio caminhando, e prosperando como deve ser o objetivo de todos os empreendedores. Nesse estudo desse cliente, ainda emcontramos mais descontroles, e falta de  preparo administrativo e gerencial.


A palavra chave para se desenvolver, e progredir em qualquer iniciativa, e atravessar as crises, que existem e sempre existirao, e uma gestao empressarial apoiada em um bom planejamneto, nao so financeiro, mas tambem administrativo, de produçao e de marketing. tudo de forma harmonica funcionando como uma orquestra afinada, cuja musica seja a lucratividade.


Por isso conforme o que foi exposto, e importantissimo, planejar sempre.


Manoel Luiz Ribeiro Siva. -  Contador e Administrador





Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.