x

Empresarial

Como a contabilidade pode alavancar seus resultados?

Sim, a contabilidade pode alavancar seus resultados, mas como é possível ter melhores resultados através das informações contábeis? Vamos lá..

14/05/2018 13:03

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Como a contabilidade pode alavancar seus resultados?

Como a contabilidade pode alavancar seus resultados?

CONTABILIDADE TRADICIONAL

A contabilidade é a empresa que faz a ponte entre a sua empresa e governo, isso continua sendo verdade, mas ela pode e deve ir mais longe que apenas emitir guias e fazer entregas para o governo.

Durante muitos anos a contabilidade foi vista com um mal necessário a todos os empresários, que acreditam que a contabilidade existe para cuidar da parte burocrática da empresa e emitir as guias de impostos para pagamento.

Mas será que a contabilidade tem apenas esse papel?

Será que as ferramentas existentes na ciência contábil não conseguem contribuir mais com os empresários?

Sim, a contabilidade gerencial é um meio para o crescimento das empresas.

CONTABILIDADE GERENCIAL

A contabilidade gerencial é uma ferramenta de apoio para as tomadas de decisões, que através da mensuração, análise e comunicação de informações financeiras fornece dados necessários para otimizar a administração e gestão das empresas.

Neste contexto, o contador é o profissional capaz de analisar e explicar os dados contábeis para os empresários prestando uma consultoria baseada em informações extraídas da empresa em conjunto com os aspectos legais.

Os empresários que acompanham as análises de faturamento, lucros e despesastomam decisões estratégicas mais eficientes para que a empresa tenha os resultados planejado.

ANÁLISES PARA ALAVANCAR RESULTADOS

A contabilidade gerencial tem o papel de gerar relatórios e análises que estejam alinhados com o planejamento da empresa, por tanto esses relatórios são feitos de acordo com a necessidade de cada empresários.

Alguns relatórios são comuns a todas as empresas, como por exemplo aqueles relativos ao desempenho de um determinado produto, departamento ou, até mesmo, colaborador, sendo possível, também, o detalhamento dos custos e das receitas geradas em um determinado período e a análise destes por diferentes ângulos.

RECEITAS, CUSTOS E DESPESAS

Analisar a receita, os custos e despesas é essencial para ter um bom resultado empresarial, permite ao empresário ajustar as ações para que atinjam os resultados esperados.

Ter essas informações mensalmente faz toda a diferença para alavancar seus resultados.

Conclusão

A contabilidade tem muitas ferramentas para contribuir com o crescimento do seu negócio.

Ao escolher uma contabilidade para assessorar sua empresa é importante validar se a empresa contratada irá prestar uma consultoria próxima que irá contribuir com o crescimento da sua empresa.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.