x

Empresarial

Vai esperar chegar ao fundo do poço? É possível reestruturar!!!

Uma vez identificado um problema, um plano de ação deve ser colocado em pratica!!!

21/05/2018 08:49:03

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Vai esperar chegar ao fundo do poço? É possível reestruturar!!!

Vai esperar chegar ao fundo do poço? É possível reestruturar!!!

 

Nos noticiários diários, matérias são publicadas divulgando que países, estados e municípios, vivem situações calamitosas, caos total, crises em todos os setores das administrações; ainda bem que essa situação não é comum ou algo generalizados.

É importante ressaltarmos que uma gestão pública (país, estado, município) por pior que esteja, nunca veremos encerrar suas atividades, ou seja, “o país quebrou”, mas não deixa de existir, todos vão perder, e seja por meio de intervenção ou outra alternativa legal, o mesmo será reconstruído ou reconstituído.

Agora vamos falar no mesmo problema só que com foco no meio empresarial.

O fundo do poço existe e com certeza, vai causar sérios problemas a todos envolvidos, sejam: clientes, fornecedores, governo e funcionários.

Acompanhar os resultados empresariais é tarefa de qualquer gestor, porém, requer disciplina e conhecimentos técnicos mínimos para que uma vez identificados problemas, planos de ações sejam colocados em pratica.

Na realidade esse acompanhamento em boa parte das empresas (pequeno e médio porte) não ocorre de forma rotineira, muitas vezes somente quando a situação está se agravando e ainda assim as alternativas para solucionar são realizadas por profissionais que não dispõem de grandes conhecimentos em Gestão Empresarial.

A Gestão Empresarial, requer cuidados, a atenção deve ser em tempo integral, acompanhar relatórios, estatísticas, indicadores, Fluxo de Caixa, DRE, entre outros, é parte do desafio diário do gestor.

Uma atenção especial dos gestores e da direção da empresa, é que uma vez identificado um problema grave, e o mesmo não seja de conhecimento ou domínio da Gestão, um especialista seja identificado para dar o apoio necessário para solucionar o mesmo.

Algumas empresas por descuido ou excesso de confiança, estendem a busca por um profissional especialista (Consultor ou Assessor Empresarial) para solucionar algumas vezes a ponto que fica inviável ou praticamente impossível de se resolver o problema, diante da complexidade atingida.

Assim como na saúde de uma pessoa, uma empresa também requer cuidados e ações rápidas e estratégias para solucionar problemas diagnosticados.

Walber Almeida Xavier de Sousa – Diretor da AXS Consultoria Empresarial

www.axsconsultoria.com.br

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.