Momento Contábeis

O Amor é é Tributado e o E-Social Pegou Pesado

Contábeis o portal da profissão contábil

18
Jun 2018
13:52

Empresarial

Conheça o líder nível 5: o gestor do século XXI

O bem mais importante do líder é a sua habilidade em lidar com pessoas, porque liderar é uma questão essencialmente humana, não técnica.

23/05/2018 08:30

1.340 acessos

líder nível 5 chefe

Lembre disso: como líder o importante não é o que acontece apenas quando você está, mas o que acontece quando você não está. E. Berg

O bem mais importante do líder é a sua habilidade em lidar com pessoas, porque liderar é uma questão essencialmente humana, não técnica. Claro que o lado técnico é importante e não pode ser relegado ao segundo plano. Contudo o que define a figura do líder é a sua capacidade de motivar e aglutinar pessoas e equipes em torno de um propósito significativo e fazer com que os objetivos sejam atingidos.

Ser chefe não faz de você um líder

Por isso mesmo, nem todo chefe é líder, porque chefe é simplesmente uma pessoa dotada de autoridade formal, mas não necessariamente tem competência interpessoal para comandar pessoas. Esse tipo de “chefe” ainda é encontrado em muitas empresas, porque é comum guindar um funcionário à posição de chefia por ser um “bom técnico” ou um funcionário “muito trabalhador” que merece a promoção. O que acaba acontecendo - volta e meia -, é que você perde um “bom técnico” ou um funcionário “muito trabalhador” e ganha, em troca, um mau chefe que não tem aptidão para lidar com pessoas e organizar o trabalho da área. Não há nada de errado a empresa apostar num funcionário que se destaca e investi-lo numa função de comando, afinal a liderança pode ser ensinada e aprendida. Todavia, antes que isso aconteça, o mais sensato seria treiná-lo em chefia, liderança e outras atribuições típicas de comando visando prepará-lo para o cargo, em vez de correr o risco de comprometer seu trabalho e o da equipe. Não obstante, liderança vai além disso, porque o que o gestor faz, isto é gerência; o como ele inspira e motiva os outros a fazer, isto é liderança. E isto é mais do que muitas chefias sabem fazer porque não receberam preparo adequado.

Liderança Nível 5

Liderança Nível 5 é um conceito desenvolvido por Jim Collins da Universidade de Harvard. Após vários anos de pesquisa Collins descobriu que todas as grandes organizações bem-sucedidas que ele estudou eram lideradas por aquilo que ele denominou Líderes Nível 5. Esses líderes têm uma rara combinação de feroz determinação com humildade. Descobriu, também, que além de humildes eles não procuram o sucesso para sua glória pessoal; antes, consideram o sucesso como algo indispensável para o desenvolvimento de equipes e organizações. Eles repartem os créditos do sucesso com todas as pessoas envolvidas e são os primeiros a assumirem a culpa por erros cometidos. Segundo Collins, são pessoas serenas, mas muito destemidas quando têm que tomar decisões, especialmente aquelas que a maioria considera arriscadas.

Collins diz que o Líder Nível 5 possui todas as qualificações dos 4 níveis anteriores, e para chegar ao nível 5, necessariamente você deve ter as habilidades e competências de cada um dos níveis precedentes. Vejamos as características dos 5 níveis.

Nível 1. Esse é o nível da alta capacidade individual. Você tem alto nível de conhecimento profissional e possui talentos e habilidades para executar um bom trabalho.

Nível 2. Esse é o nível em que você contribui bastante como membro de equipe. Você usa seus conhecimentos e habilidades para ajudar a equipe ser bem-sucedida. Você trabalha eficazmente e se relaciona muito bem com os colegas.

Nível 3. Esse é o nível do administrador competente. Aqui você é capaz de estruturar e gerenciar eficientemente o grupo para atingir metas e objetivos específicos. 

Nível 4. É o nível do líder eficaz. Aqui vamos encontrar a maioria dos bons líderes de uma empresa. Nessa categoria você é capaz de estimular e concentrar os esforços do departamento, ou mesmo da organização, para atingir elevados patamares de desempenho e incutir nas pessoas a visão do negócio.

Nível 5. O grande líder. Neste nível você tem todas as habilidades dos níveis anteriores, mas também, uma combinação única de humildade e determinação, características dos grandes líderes.

Então, como gestor, em que nível você está? 

Collins fala que você pode desenvolver as características do líder nível 5 assumindo determinados comportamentos, que são: adotar a humildade como princípio de ação, solicitar ajuda quando precisar, assumir responsabilidade por erros da equipe, desenvolver a autodisciplina, recrutar as pessoas certas para o trabalho e liderar com entusiasmo.

Texto extraído e condensado do livro “O Poder da Liderança”, de Ernesto Artur Berg, Juruá  Editora. Para adquiri-lo acesse www.quebrandobarreiras.com.br seção de LIVROS ou E-BOOKS, conforme opção.

Por Ernesto Berg

 

Ernesto Berg
Consultor de empresas, professor, palestrante, articulista, autor de 18 livros, especialista em desenvolvimento organizacional, negociação, gestão do tempo, criatividade na tomada de decisão, administração de conflitos.  Graduado em Administração e Sociologia,  Pós-graduado em Administração pela FVG de Brasília. Foi executivo do Serpro em Brasília por 10 anos e consultor Senior da Alexander Proudfoot Company de São Paulo.

Editor do site www.quebrandobarreiras.com.br, voltado para a área de recursos humanos, administração e negócios.

Email: berg@quebrandobarreiras.com.br

Escrito por

Ernesto Berg

Pós-graduação em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública da Fundação Getúlio Vargas, Brasília-DF. Curso de Sociologia, Política e Administração Pública. Faculdade Católica de Administração e Economia - Paraná. Consultor Senior da "Alexander Proudfoot Company", São Paulo - empresa especializada em desenvolvimento de sistemas gerenciais e de produtividade (1984-1985). Gerente de Desenvolvimento Gerencial do Serviço Federal de Processamento de Dados - SERPRO - em Brasília-DF, empresa onde trabalhou por mais de 9 anos (1975/1984). Diretor da "Berg Treinamento Empresarial Ltda", empresa de Consultoria, Elaboração de Projetos de Recursos Humanos, Treinamento e Desenvolvimento de Pessoal, Desenvolvimento Gerencial e Organizacional. Autor de 18 livros dentre os quais O Poder da Liderança, Negociação, Administração de Conflitos, Manual de Criatividade Aplicada, Quem Roubou o Meu Tempo?, 35 Teste para avaliar suas Habilidades Profissionais, Manual do Chefe Em Apuros. Manual de Atendimento ao Cliente. DVD's gravados: Negociando com Sucesso, Gestão do Tempo, O Gerente Empreendedor, Administração de Conflitos, O Poder da Liderança, Criatividade na Tomada de Decisão, Desenvolvimento de Equipe, Atendimento ao Cliente, Membro fundador do Conselho de Consultores da ABRH-PR. Ministrou mais de 1.100 cursos e mais de 1.000 palestras. Prestou serviços de consultoria organizacional e/ou treinamento para mais de 550 empresas. Áreas de atuação: negociação, administração de conflitos, gestão do tempo, gerência empreendedora, análise organizacional, desenvolvimento gerencial e humano.

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César