Momento Contábeis

O Amor é é Tributado e o E-Social Pegou Pesado

Contábeis o portal da profissão contábil

18
Jun 2018
13:55

Empresarial

Recuperação Judicial, Falência ou Reestruturação da Empresa?

A reestruturação deve ser o primeiro passo para reorganizar a Empresa!!!

06/06/2018 13:25

1.022 acessos

reestruturação recuperação judicial

Recuperação Judicial, Falência ou Reestruturação da Empresa?

Esse dilema vem fazendo parte da vida de muitos empresários.

E qual decisão tomar?

É muito comum ouvir que a melhor alternativa é buscar resolver tudo de maneira administrativa (os juristas que me perdoem) e somente buscar a esfera judicial quando já não há mais alternativas para serem trabalhadas.

Empresas geralmente tem começo, meio e fim. Será que a sua está no fim?

Quando identificamos que temos um problema na gestão, costumamos dizer que já conseguimos resolver 50% dele, agora temos que buscar solucionar os outros 50% que é definir o especialista ou os especialistas para realizarem a diagnose e na sequencia definir o plano de ação para ser colocado em pratica.

Geralmente costuma ser doloroso, a emoção é deixada de lado e a razão prevalece, nessa hora; os ajustes costumam ser feitos para que o “paciente” (a empresa) possa se restabelecer e voltar a operar com resultados positivos, esse ajuste pode levar algum tempo, vai variar de empresa a empresa, a retomada demora pouco mais, porém, quando bem conduzida, pode trazer resultados ainda melhores que os já obtidos anteriormente e muitas vezes com volume de vendas nem tão expressivos como no passado.

Há disponível no mercado indicadores que relatam que apenas pequena parte das empresas que buscaram a RJ ou Recuperação Judicial, conseguiram retomar a gestão da empresa, pois é um processo árduo e caro.

A falência, acaba sendo a consequência do insucesso na gestão seja por ter colocado em pratica as outras duas alternativas ou não.

Ao final, podemos concluir que: A reestruturação é o primeiro passo para a retomada da empresa, é uma solução que pode ser auxiliada por profissionais (Consultores) com a gestão atual, e após exercícios operacionais, implantação de procedimentos e mudança cultural, pode em fim dar um novo rumo a Gestão Empresarial.

Walber Almeida Xavier de Sousa – Diretor da AXS Consultora Empresarial - Gestão Empresarial para Pequenas e Médias Empresas nas áreas de Administração, Finanças e Controladoria.

www.axsconsultoria.com.br

Escrito por

Walber Almeida Xavier de Sousa

Experiência de mais de 30 anos nas áreas de Contabilidade, Finanças e Controladoria. Consultoria e Assessoria em Gestão Empresarial, em empresas de Pequeno e Médio porte; Renegociação Bancária (alongamento de prazos, redução e adequação de taxas e redução de garantias); Inventário e Avaliação Patrimonial (levantamento físico, laudos seguindo normas ABNT e IBAPE, impairment, confecção de placas, inserção de dados em sistemas); Diretor da AXS Consultoria Empresarial - www.axsconsultoria.com.br (15) 30130868 / 991051487 / 988151487 e-mail: contato@axsconsultoria.com.br

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César