x

Empresarial

Recuperação Judicial, Falência ou Reestruturação da Empresa?

A reestruturação deve ser o primeiro passo para reorganizar a Empresa!!!

06/06/2018 13:25:13

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Recuperação Judicial, Falência ou Reestruturação da Empresa?

Recuperação Judicial, Falência ou Reestruturação da Empresa?

Recuperação Judicial, Falência ou Reestruturação da Empresa?

Esse dilema vem fazendo parte da vida de muitos empresários.

E qual decisão tomar?

É muito comum ouvir que a melhor alternativa é buscar resolver tudo de maneira administrativa (os juristas que me perdoem) e somente buscar a esfera judicial quando já não há mais alternativas para serem trabalhadas.

Empresas geralmente tem começo, meio e fim. Será que a sua está no fim?

Quando identificamos que temos um problema na gestão, costumamos dizer que já conseguimos resolver 50% dele, agora temos que buscar solucionar os outros 50% que é definir o especialista ou os especialistas para realizarem a diagnose e na sequencia definir o plano de ação para ser colocado em pratica.

Geralmente costuma ser doloroso, a emoção é deixada de lado e a razão prevalece, nessa hora; os ajustes costumam ser feitos para que o “paciente” (a empresa) possa se restabelecer e voltar a operar com resultados positivos, esse ajuste pode levar algum tempo, vai variar de empresa a empresa, a retomada demora pouco mais, porém, quando bem conduzida, pode trazer resultados ainda melhores que os já obtidos anteriormente e muitas vezes com volume de vendas nem tão expressivos como no passado.

Há disponível no mercado indicadores que relatam que apenas pequena parte das empresas que buscaram a RJ ou Recuperação Judicial, conseguiram retomar a gestão da empresa, pois é um processo árduo e caro.

A falência, acaba sendo a consequência do insucesso na gestão seja por ter colocado em pratica as outras duas alternativas ou não.

Ao final, podemos concluir que: A reestruturação é o primeiro passo para a retomada da empresa, é uma solução que pode ser auxiliada por profissionais (Consultores) com a gestão atual, e após exercícios operacionais, implantação de procedimentos e mudança cultural, pode em fim dar um novo rumo a Gestão Empresarial.

Walber Almeida Xavier de Sousa – Diretor da AXS Consultora Empresarial - Gestão Empresarial para Pequenas e Médias Empresas nas áreas de Administração, Finanças e Controladoria.

www.axsconsultoria.com.br

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.