Momento Contábeis

Prazo para a entrega do SPED/ECF | Fiscalização do eSocial | Resultado do primeiro exame do CFC 2018

Contábeis o portal da profissão contábil

22
Jul 2018
09:48

Contábil

DRE - Demonstração de Resultados - É preciso saber fazê-la e interpreta-la!!!

A importâsncia da DRE como ferramenta de gestão.

20/06/2018 08:42

4.663 acessos

dre desmonstrativos

 

Dentre os Demonstrativos Contábeis Financeiros, entendo a DRE como o informe mais importante, em função de sua abrangência.

Por se tratar de um Demonstrativo Contábil esse informe deve ser preferencialmente elaborado e estruturado por profissionais da área contábil ou com conhecimentos técnicos suficientes para que as informações possam ser utilizadas com segurança.

Quando utilizamos um sistema de gestão ERP, as informações mesmo que não alimentadas corretamente, acabam sendo registradas ou no Balanço Patrimonial ou na DRE, porém, como grande parte das empresas de Pequeno e Médio porte não utilizam um sistema de Gestão completo e sim sistema com fins especificamente para informações financeiras, fiscais e de estoque, a “montagem da DRE” requer cuidados, para que não nos acostumemos com vícios que não informam a realidade.

Para quem conhece o que vou relatar faz parte do dia a dia, entretanto, na DRE podemos obter informações dos resultados gerados por todas as áreas da empresa, resumidos linha a linha e quando comparados entre meses podemos facilmente identificar se ações definidas estão resultando nas expectativas almejadas, isso desde o faturamento, impostos, custos das vendas, despesas operacionais, entre outras.

Todo esse volume de informações quando bem estruturados, principalmente por centro de custos e se possível também por unidade de negócios, enriquecem ainda mais as informações, podem ser de grande valia aos gestores, e quando os mesmos são conhecedores, decisões podem ser tomadas com facilidade.

Nesse artigo acima relatamos a palavra “vícios”, algumas vezes podemos entender como formas errôneas de compor a informação, diante disso qualquer decisão tomada com base nessa informação, o risco de ser danosa a empresa é grande; é comum ao iniciarmos trabalhos em algumas empresas, que não tem a cultura de utilizar a DRE como ferramenta de gestão ou em outras que a utilizam, ao analisar identificar que o Custo da Vendas são interpretados como as compras realizadas no mês, e isso acaba por distorcer o resultado da empresa, lucro ou prejuízo pode resultar, sem contudo ser esse resultado correto da empresa, e vou mais além, já vi empresas utilizarem como CPV os insumos pagos no mês, o erro vai mais além...

Quando nos deparamos com conceitos distorcidos, geralmente optamos em redefinir a elaboração do demonstrativo para que de forma objetiva e precisa possamos utilizar e realizar o tão esperado diagnostico de forma correta.

É de suma importância que as informações contábeis financeiras de sua empresa sejam colocadas em Check, se elas estiverem coerentes, parabéns, caso contrário, nunca e tarde para corrigi-las e utiliza-las corretamente focando o sucesso empresarial.

Vale Pensar!!!

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial, atua na Gestão Empresarial de empresas de pequeno e médio porte, nas áreas de Administração, Finanças e Controladoria. Graduado em Ciências Contábeis, Pós Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria e com MBA em Gestão Empresarial.

www.axsconsultoria.com.br

Escrito por

Walber Almeida Xavier de Sousa

Experiência de mais de 30 anos nas áreas de Contabilidade, Finanças e Controladoria. Consultoria e Assessoria em Gestão Empresarial, em empresas de Pequeno e Médio porte; Renegociação Bancária (alongamento de prazos, redução e adequação de taxas e redução de garantias); Inventário e Avaliação Patrimonial (levantamento físico, laudos seguindo normas ABNT e IBAPE, impairment, confecção de placas, inserção de dados em sistemas); Diretor da AXS Consultoria Empresarial - www.axsconsultoria.com.br (15) 30130868 / 991051487 / 988151487 e-mail: contato@axsconsultoria.com.br

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César