Momento Contábeis

Prazo para a entrega do SPED/ECF | Fiscalização do eSocial | Resultado do primeiro exame do CFC 2018

Contábeis o portal da profissão contábil

23
Jul 2018
08:20

Empresarial

Controle Patrimonial - Demonstrações Financeiras com maior credibilidade

Não ha gestão sem controles

02/07/2018 08:51

1.601 acessos

impairment controle patrimonial

 

Demorou, mas grande parte das empresas que realizam Gestão Empresarial, passaram da dar importância ao Ativo Não Circulante, mas especificamente ao Imobilizado.

Geralmente esse grupo de contas tem relevante importância monetária no Balanço Patrimonial, e quando não tem, o controle físico se faz necessário.

A realização de Inventário Patrimonial, deve ocorrer em empresas de todos os segmentos (indústria, comercio e serviços) em todo território nacional; além do Inventário, também é comum diante da necessidade de cada empresa os serviços:

  • Avaliação Patrimonial (teste de Impairment), definição do Valor Justo, Valor Residual, tudo atendendo a legislação contábil baseada em seus respectivos CPC´s, também atendendo normas da ABNT e IBAPE.
  • A confecção de placas de identificação com logotipo, código de barras, e numeração sequencial.
  • Relatórios detalhados acompanhado de informações físicas, série, fotografias e localização por meio de Centro de Custos entre outras.

Para empresas com várias unidades essa ferramenta torna-se indispensável, pois além do controle contábil, o controle físico torna-se indispensável, para validar real existência em inventários periódicos, além da utilização com foco na logística monetária.

Todo tipo de empresa necessita desse controle sejam elas pequenas, médias ou grandes; o Controle Patrimonial garante eficácia na Gestão Empresarial, aponta de forma monetária o excesso de Ativo por meio das contas Patrimoniais ou mesmo seus efeitos nas contas de Resultado, mais especificamente na DRE.

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial, atua na Gestão Empresarial de empresas de pequeno e médio porte, nas áreas de Administração, Finanças e Controladoria. Graduado em Ciências Contábeis, Pós Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria e com MBA em Gestão Empresarial.

www.axsconsultoria.com.br

 

Escrito por

Walber Almeida Xavier de Sousa

Experiência de mais de 30 anos nas áreas de Contabilidade, Finanças e Controladoria. Consultoria e Assessoria em Gestão Empresarial, em empresas de Pequeno e Médio porte; Renegociação Bancária (alongamento de prazos, redução e adequação de taxas e redução de garantias); Inventário e Avaliação Patrimonial (levantamento físico, laudos seguindo normas ABNT e IBAPE, impairment, confecção de placas, inserção de dados em sistemas); Diretor da AXS Consultoria Empresarial - www.axsconsultoria.com.br (15) 30130868 / 991051487 / 988151487 e-mail: contato@axsconsultoria.com.br

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César