x

Trabalhista

O que a Copa ensina sobre o eSocial

Você sabia que a Copa pode ensinar muito sobre o eSocial para as empresas?

10/07/2018 17:28:26

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
O que a Copa ensina sobre o eSocial

O que a Copa ensina sobre o eSocial

Da mesma forma que federações, comissões técnicas e atletas das seleções participantes se preparam durante anos para disputar um mundial de futebol (cada ciclo representa 4 anos de trabalhos intensos, disciplina, dedicação, disputa de eliminatórias para obter a classificação, jogos preparatórios, etc.), o eSocial também exigiu das empresas, contabilidades e departamentos ligados a folha de pagamento nesses últimos meses, se não uma preparação tão longa como a das seleções, bastante planejamento, organização, trabalho em equipe e treinamentos para que seja possível efetuar uma correta implementação à partir deste mês de julho.

É possível fazermos algumas comparações sobre os processos e estágio de preparação das empresas para o eSocial com os fatos que levaram algumas seleções ao desempenho obtido na Copa.

Se a seleção da Espanha fosse uma empresa se preparando para o eSocial, por exemplo, poderíamos dizer que a falha ocorreu no planejamento. Demitir o treinador Julen Lopetegui faltando 2 dias para a estreia na competição demonstração disso! O resultado não poderia ser diferente: eliminação ainda na fase de oitavas de final.

A seleção da Argentina também deixou a desejar. Caiu nas oitavas, assim como a Espanha, após demonstrar fortes indícios de falta de organização ao longo do mundial. O maior exemplo disso está no fato dos principais líderes do elenco, Lionel Messi e Javier Mascherano, aparentemente terem escalado o time (ao invés do treinador Jorge Sampaoli) nos últimos dois jogos dos nossos hermanos na competição.

E qual a explicação para a queda precoce dos campeões da última edição do Mundial sendo que a Alemanha costuma ser apontada como exemplo de planejamento, organização, trabalho em equipe e treinamentos desde suas categorias de base? Simples! Da mesma forma que para uma correta implementação do eSocial as empresas precisam estar abertas a mudanças em suas rotinas de folha de pagamento, em alguns momentos mudanças também são necessárias no futebol. E esse foi o erro da Alemanha! Por fidelidade e, provavelmente, gratidão pelo histórico vencedor, o treinador "teimou" em não realizar algumas alterações em posições-chave da equipe. O resultado vocês já sabem: vexame histórico e queda na primeira fase.

Você deve estar se perguntando... Mas e o Brasil!? Bom, a seleção nrasileira nos ensinou que quando um planejamento é feito de forma errada, mesmo se "corrigido", já pode ser tarde demais. Caso você não se recorde, o time nacional iniciou a preparação para esta Copa do Mundo com o treinador Dunga e, somente em junho de 2016 após uma série de insucessos na Copa América e nas Eliminatórias para o Mundial, o treinador Tite finalmente assumiu o selecionado canarinho, implementando um trabalho mais sólido em termos de organização, trabalho em equipe, bem como no que diz respeito a métodos de treinamentos e análise de desempenho. Provavelmente, tarde demais...

E se o eSocial fosse a Copa do Mundo? Sua empresa seria eliminada já na primeira fase ou ainda estaria na disputa pelo título?

Para te ajudar a obter essa resposta, recomendo a leitura de alguns dos artigos recentes que publiquei lá no Blog da Artdata Contábil sobre o tema.

Na próxima semana, mostrarei o que levou as 4 seleções semifinalistas (Bélgica, França, Croácia e Inglaterra) a atingirem seus objetivos (e até mesmo superarem!) e contarei qual a relação disso com o trabalho realizado pela nossa equipe na implementação do eSocial para centenas de empresas. 

Boa leitura!

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.