Momento Contábeis

Prazo para a entrega do SPED/ECF | Fiscalização do eSocial | Resultado do primeiro exame do CFC 2018

Contábeis o portal da profissão contábil

23
Jul 2018
08:48

Empresarial

Consultoria e Assessoria Empresarial x Escritório de Contabilidade

Duas frentes de trabalho que se complementam!!!

11/07/2018 13:11

2.589 acessos

contador contabilidade gerencial

 

Na realidade esses dois serviços distintos acabam por se completarem, há no meio empresarial que apenas um desses profissionais deve ser contratado para a empresa, a realidade não é bem assim.

Sou contador por formação, entretanto atuo como Consultor Empresarial nas áreas de Gestão Empresarial (Administração, Finanças e Controladoria), vejo que uma empresa num mercado cada vez mais competitivo não pode ser administrada sem controles e informes de gestão, relatórios que relatam situações boas ou ruins, para que decisões possam ser tomadas de forma segura.

Como Contador vejo a importância da Contabilidade para consolidar as informações de todas as áreas (Estoque, Fiscal, Departamento Pessoal, Faturamento, Financeiro, entre outras) e com isso realizar as suas devidas conciliações e analise e apresentar a gestão a situação momentânea da empresa seja na esfera: Patrimonial, Resultados e mesmo a Fiscal; e podemos ressaltar que a questão Fiscal é a que maior tem foco quando falamos em serviços de Contabilidade, sem contudo desmerecer as demais informações.

Como Consultor tenho por pratica realizar visitas aos meus clientes ao menos 1 vez por semana, para entender a evolução dos serviços e corrigir ações da gestão quando se fizer necessário, discutir com os gestores as melhores estratégias gerenciais para que a empresa possa alcançar os resultados almejados.

As mudanças na legislação que ocorrem quase que diariamente, principalmente para empresas que tem foco em comercialização de produtos a nível nacional, faz com que os trabalhos da Contabilidade se intensifiquem com foco em mitigar erros diante da complexidade que nossos legisladores tratam a questão tributária, com isso, é comum ao atendermos alguns clientes que relatam a ausência dos contadores na gestão empresarial, como sou contador e entendo e conheço a realidade, é comum defender a classe, justificando que com nosso “emaranhado” código tributário cada vez mais “enriquecido” de pequenas reformas, o tempo está cada vez mais escasso.

Ao final é importante ressaltarmos que ambos serviços trarão maior eficiência a gestão empresarial quando trabalharem juntos, e essa pratica é comum ser presenciada em empresas de médio e grande porte. E porque não em empresas menores?

Esses serviços devem ser encarados como investimentos que resultam melhores resultados a empresa, hoje alguns empresários os tratam como obrigação legal ou simples despesa, contudo, isso está se modificando, principalmente quando seus resultados são melhorados com as estratégias por eles definidas.

Vale pensar!!!!!

Walber Almeida Xavier de Sousa - Diretor da AXS Consultoria Empresarial, atua na Gestão Empresarial de empresas de pequeno e médio porte, nas áreas de Administração, Finanças e Controladoria. Graduado em Ciências Contábeis, Pós Graduado em Contabilidade Gerencial e Controladoria e com MBA em Gestão Empresarial.

www.axsconsultoria.com.br

 

Escrito por

Walber Almeida Xavier de Sousa

Experiência de mais de 30 anos nas áreas de Contabilidade, Finanças e Controladoria. Consultoria e Assessoria em Gestão Empresarial, em empresas de Pequeno e Médio porte; Renegociação Bancária (alongamento de prazos, redução e adequação de taxas e redução de garantias); Inventário e Avaliação Patrimonial (levantamento físico, laudos seguindo normas ABNT e IBAPE, impairment, confecção de placas, inserção de dados em sistemas); Diretor da AXS Consultoria Empresarial - www.axsconsultoria.com.br (15) 30130868 / 991051487 / 988151487 e-mail: contato@axsconsultoria.com.br

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César