x

Empresarial

A atuação do contador além dos serviços triviais da empresa.

Veja como o contador pode auxiliá-lo além dos serviços triviais que presta à sua empresa.

12/07/2018 13:45:58

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
A atuação do contador além dos serviços triviais da empresa.

A atuação do contador além dos serviços triviais da empresa.

A figura do contador sempre foi imprescindível para o bom andamento da empresa, pois ela necessita do mesmo para seu funcionamento, seja na parte de apuração dos impostos ou o cálculo de suas obrigações trabalhistas, porém, o que muitas pessoas desconhecem é a sua atuação além de todos esses serviços.

Os serviços triviais do contador nos dias atuais passaram a não ser apenas o necessário para o bom andamento de uma empresa, uma vez que a mesma reconhece que precisa dos conhecimentos deste profissional que vão muito além do que se possa imaginar.

Podemos dizer que o contador é a porta de entrada para o empreendedorismo nacional, pois quando vamos abrir nosso próprio negócio, normalmente é o contador a primeira pessoa que recorremos em busca de uma orientação sobre os passos que devemos seguir, e baseando-se neste tema, iremos abordar alguns serviços que um contador pode prestar além da apuração de impostos e da parte trabalhista da empresa:

  • Apuração de Custos: O contador analisa os gastos da empresa e propõe uma série de medidas a serem tomadas pelo responsável da mesma a fim de reduzir gastos desnecessários da empresa, e poderem aplicar melhor seu capital em investimentos.
  • Formação de Preço de Venda: Uma ferramenta valiosa nas mãos de quem sabe usar, é através dela que o contador auxilia na correta aplicação do preço de venda baseando-se sempre nos custos da empresa formando assim o Mark-Up a ser aplicado.
  • Promover a Redução Legal de Impostos: O contador realiza uma análise da atual situação da empresa e estuda maneiras de realizar cortes e/ou diminuições na carga tributária da empresa de maneira legal.
  • Plano de Negócios: O contador pode auxiliá-lo na hora de abrir seu próprio negócio de maneira que reduza imprevistos, produzindo um plano de negócios que se adeque a situação real do empreendedor, onde o mesmo saberá onde investir seu capital e tenha metas e objetivos planejados ao enfrentar seus primeiros anos.
  • Fluxo de Caixa: Outra ferramenta importante que pode ser usada a favor dos empresários para saber qual o momento certo de investir seu capital, e até mesmo o valor que será investido sem que comprometa o seu orçamento.
  • Preparação para Licitações: Você que tem sua empresa e deseja oferecer seus produtos ou serviços para os órgãos públicos, deve passar por um processo de licitação, e o contador pode auxiliar na hora de providenciar a documentação necessária, a fim de não haver problemas posteriormente com o governo.

Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE, uma das principais causas do fechamento das empresas nos primeiros 5 anos de atividade são a falta de planejamento, e que cerca de 55% dos empreendedores não realizaram o plano de negócios citado anteriormente em nossa lista de serviços que o contador realiza, e também uma parcela desses empresários não sabiam que o contador poderia auxiliá-los com todos estes problemas enfrentados.

Agora que você conhece a importância desse profissional, já pensou se o planejamento de sua empresa está sendo realizado de maneira correta? , ou até mesmo, você realiza no mínimo 2 dos itens listados acima? .Caso não, não Hesite em contatar seu contator quando surgirem dúvidas administrativas ou idéias de inovações em se negócio!

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.