CONBCON 2018

PRORROGADO Assista agora à 62 palestras do Congresso Online Brasileiro de Contabilidade.

Contábeis o portal da profissão contábil

20
Aug 2018
09:48

Empresarial

Administrando a Empresa em Meio da Crise, providencias e atos , para se conseguir superar a mesma de forma eficiente e menos dolorosa....

A difícil situação em que se encontram os administradores e gestores de empresas, em uma crise, que afeta sua area de atuação, e o mercado como um todo, e as estrategias a serem usadas, para contornar, tal situação de forma menos dolorosa

06/08/2018 08:33

1.097 acessos

Planejamento analise dos numeros

Gerir uma empresa, que esta faturando bem e que tem suas contas em ordem, e o mercado em que atua e estavel, e que tenha  tambem um cenario futuro favoravel, com boas perspectivas, de bom  e favoravel, e digamos ate confortavel ao gestor, todos concordam com tal premissa.


  No entanto quando  se esta em meio a uma crise em sua area de atuaçao, e para a qual nao contribuiu em nada, ou seja ,  o seu dever de casa foi feito corretamente. Mas circunstancias fora de seu controle, levou a empresa a se envolver na crise, e sofrendo os efeitos da mesma. E suas açoes dao inoquoas, para resolver, pois depende de um conjunto de fatores e providencias de terceiros e de autoridades, bem como a reaçao do mercado, as medidas adotadas por quem de direito.


  Nesse momento crucial, para a vida e a continuidade da empresa, providencias urgentes, devem ser tomadas, a fim  de estancar a sangria dos recursos financeiros, ou seja , as despesas,custos e os desencaixe dos recursos, imcompativeis com a queda no faturamento, exigem açoes imediatas, pois se nada for feito, pode a empresa vir a obito(falencia). Com as crueis consequencias que advem para todos empregadores, socios, e os funcionarios e seus familiares, bem como ao famoso PIB.


 Nos meus 72 anos de idade, e em meus 50 anos  de exercicio profissional de contador e de consultor empressarial, tive diversas situaçoes e experiencias com o assunto desse conteudo. Convivi e participei  de diversas situaçoes como as relatadas, profissionalmente, como auditor, e consultor. Algumas empresas se recuperaram, pois tomaram as medidas recomendadas em nossos relatorios imediatamente, essas sobreviveram. Outras no entanto, nao acataram as recomendaçoes dos relatorios, e se o  fizeram foi de froma incompleta e inadequada, e nao com a urgencia que foi recomendada, e como ja se encontravam na U.T.I.,, se foram, faliram, pois tardaram em procurar socorro.


A recuperaçao de uma empresa que esta passando por uma crise, e comparavel por analogia, a um "Doente",ou seja, se um "resfriado comum", nao e tratado corretamente, a partir de " x " dias tem que procurar um medico, para que o mesmo nao se transforme numa "pneumonia" ou numa "tuberculose", que pode trazer a obito o paciente no nosso caso a "falencia".


Da mesma forma se compara a uma empresa, que passando por uma crise, e seus gestores nao conseguem se recuperar, terao que procurar um "consultor", antes que seu estado piore. E somente um consultor qualificado, e capaz de fazer com sua equipe um trabalho de analise e avaliaçao, da saude financeira da empresa, e indicar os remedios necessarios a sua recuperaçao, antes que se agrave mais.


As medidas a serem adotadas, bem como os procedimentos administrativos e estrategicos, a serem implementados, nem sempre sao agradaveis, mas os remedios e as intervençoes cirurgicas, tambem nao o sao . Mas sao necessarios para a continuidade da vida, na comparaçao com as empresas, se da o mesmo, ou seja, talves remedios amargos mas eficientes, e procedimentos cirurgicos improrrogaveis., para a continuidade da empresa.


Espero ser proveitoso a todos, esse conteudo, simples mas realista.


Autor; Manole Luiz Ribeiro Silva.

Consultor de empresas

Bacharel em Ciencias Contabeis e em Administraçao de Empresas.


Escrito por

Manoel Luiz Ribeiro Silva

CASADO , COM FILHOS E NETOS, GOSTO DE VIVER E AJUDAR O PROXIMO

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

x

CADASTRE-SE
GRATUITAMENTE

e faça parte da maior
comunidade contabil
da internet brasileira

x

Faça parte da maior
comunidade da internet
brasileira
, e receba nosso
conteúdo gratuitamente

CADASTRE-SE GRÁTIS

ENVIAR

Ao se cadastrar, você aceita os termos de uso do portal Contábeis.

CADASTRE-SE COM AS REDES SOCIAIS

x

OLÁ ROGÉRIO

vocÊ sabia que você pode
enviar artigos pelo site ?

x

digite seu email ao lado
para receber a senha
em sua caixa de entrada.

RECUPERAR MINHA SENHA

ENVIAR
x

Parabéns!

Veja os próximos passos
para aproveitar tudo o que
preparamos para você.

x

Cadastro efetuado com sucesso !
Enviamos para seu e-mail os procedimentos para confirmação de seu cadastro.
Ele será concluído depois que você fizer a confirmação via e-mail.

Caso não tenha recebido:

* Aguarde mais alguns minutos.
* Verifique sua pasta de spam (ou lixo eletrônico).
* Solicite o reenvio da mensagem de confirmação clicando aqui.

Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso.

Site desenvolvido por
Julio Guimarães | Rogério César