x

Empresarial

Administrando a Empresa em Meio da Crise, providencias e atos , para se conseguir superar a mesma de forma eficiente e menos dolorosa....

A difícil situação em que se encontram os administradores e gestores de empresas, em uma crise, que afeta sua area de atuação, e o mercado como um todo, e as estrategias a serem usadas, para contornar, tal situação de forma menos dolorosa

06/08/2018 08:33:17

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Administrando a Empresa em Meio da Crise, providencias  e atos , para se conseguir superar a  mesma de forma  eficiente e menos dolorosa....

Administrando a Empresa em Meio da Crise, providencias  e atos , para se conseguir superar a  mesma de forma  eficiente e menos dolorosa....

Gerir uma empresa, que esta faturando bem e que tem suas contas em ordem, e o mercado em que atua e estavel, e que tenha  tambem um cenario futuro favoravel, com boas perspectivas, de bom  e favoravel, e digamos ate confortavel ao gestor, todos concordam com tal premissa.


  No entanto quando  se esta em meio a uma crise em sua area de atuaçao, e para a qual nao contribuiu em nada, ou seja ,  o seu dever de casa foi feito corretamente. Mas circunstancias fora de seu controle, levou a empresa a se envolver na crise, e sofrendo os efeitos da mesma. E suas açoes dao inoquoas, para resolver, pois depende de um conjunto de fatores e providencias de terceiros e de autoridades, bem como a reaçao do mercado, as medidas adotadas por quem de direito.


  Nesse momento crucial, para a vida e a continuidade da empresa, providencias urgentes, devem ser tomadas, a fim  de estancar a sangria dos recursos financeiros, ou seja , as despesas,custos e os desencaixe dos recursos, imcompativeis com a queda no faturamento, exigem açoes imediatas, pois se nada for feito, pode a empresa vir a obito(falencia). Com as crueis consequencias que advem para todos empregadores, socios, e os funcionarios e seus familiares, bem como ao famoso PIB.


 Nos meus 72 anos de idade, e em meus 50 anos  de exercicio profissional de contador e de consultor empressarial, tive diversas situaçoes e experiencias com o assunto desse conteudo. Convivi e participei  de diversas situaçoes como as relatadas, profissionalmente, como auditor, e consultor. Algumas empresas se recuperaram, pois tomaram as medidas recomendadas em nossos relatorios imediatamente, essas sobreviveram. Outras no entanto, nao acataram as recomendaçoes dos relatorios, e se o  fizeram foi de froma incompleta e inadequada, e nao com a urgencia que foi recomendada, e como ja se encontravam na U.T.I.,, se foram, faliram, pois tardaram em procurar socorro.


A recuperaçao de uma empresa que esta passando por uma crise, e comparavel por analogia, a um "Doente",ou seja, se um "resfriado comum", nao e tratado corretamente, a partir de " x " dias tem que procurar um medico, para que o mesmo nao se transforme numa "pneumonia" ou numa "tuberculose", que pode trazer a obito o paciente no nosso caso a "falencia".


Da mesma forma se compara a uma empresa, que passando por uma crise, e seus gestores nao conseguem se recuperar, terao que procurar um "consultor", antes que seu estado piore. E somente um consultor qualificado, e capaz de fazer com sua equipe um trabalho de analise e avaliaçao, da saude financeira da empresa, e indicar os remedios necessarios a sua recuperaçao, antes que se agrave mais.


As medidas a serem adotadas, bem como os procedimentos administrativos e estrategicos, a serem implementados, nem sempre sao agradaveis, mas os remedios e as intervençoes cirurgicas, tambem nao o sao . Mas sao necessarios para a continuidade da vida, na comparaçao com as empresas, se da o mesmo, ou seja, talves remedios amargos mas eficientes, e procedimentos cirurgicos improrrogaveis., para a continuidade da empresa.


Espero ser proveitoso a todos, esse conteudo, simples mas realista.


Autor; Manole Luiz Ribeiro Silva.

Consultor de empresas

Bacharel em Ciencias Contabeis e em Administraçao de Empresas.


Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.