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Entenda como solucionar os 8 principais desafios do contador

O profissional de contabilidade não tem apenas o papel de fazer os registros e escriturações contábeis. A sua atuação no mercado ganhou ainda mais importância, pois ele pode se transformar em um verdadeiro parceiro do seu cliente.

08/08/2018 15:28

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Entenda como solucionar os 8 principais desafios do contador

Entenda como solucionar os 8 principais desafios do contador

O profissional de contabilidade não tem apenas o papel de fazer os registros e escriturações contábeis. A sua atuação no mercado ganhou ainda mais importância, pois ele pode se transformar em um verdadeiro parceiro do seu cliente ao oferecer trabalhos especializados. Um dos grandes desafios do contador é se manter atualizado sobre a legislação vigente e usar a tecnologia para aperfeiçoar as operações.

Mas como realizar mudanças significativas para dar mais agilidade aos processos e ainda manter os atuais clientes? Conheça os principais desafios do contador e saiba como superá-los!

1. Mude o perfil profissional

Um grande desafio para o contador é acompanhar as mudanças que ocorrem em sua profissão. Muitas informações já não são registradas em papel, pois a tecnologia e a implantação do Sistema Público de Escrituração Fiscal mudaram muito as operações.

O contador do futuro precisa estar preparado para essas mudanças e procurar se antecipar às novas tendências, sempre em busca de inovação. Hoje, o profissional deve dar mais atenção à gestão de empresas e à tecnologia que pode revolucionar as atividades burocráticas.

Sendo assim, o profissional contábil passou a exercer uma função mais importante para os seus clientes. Ele não só contribui para manter os tributos em dia, como também pode dar sugestões para o empreendedor ampliar a sua receita.

2. Esteja sempre atualizado

O contador deve ficar atento às constantes mudanças na legislação. Por exemplo, recentemente o Governo Federal sancionou uma proposta para aumentar a carga tributária de diversos setores da economia a fim de aumentar a arrecadação. Portanto, o profissional precisa acompanhar essas questões para evitar erros nos cálculos tributários de seus clientes.

3. Use a tecnologia para agilizar o trabalho

Um problema muito comum nos escritórios contábeis é o retrabalho, pois há falha na comunicação entre as pessoas e os processos não são estruturados. Para piorar ainda mais, muitos clientes não enviam os documentos no prazo correto e isso prejudica a organização das demandas internas.

Para evitar essas situações, é recomendável investir em tecnologias que facilitem o dia a dia dos profissionais. O Trello, por exemplo, pode ajudar a organizar as atividades de cada colaborador e acompanhar em que fase de produção elas estão. 

Algumas plataformas especializadas automatizam as ações do contador, realizando a classificação tributária do cadastro de produtos, o gerenciamento dos documentos fiscais e a auditoria dos documentos de entrada e saída. Assim, você não precisa conferir manualmente cada informação.

Logo, a tecnologia auxilia a usar melhor o tempo dos profissionais para as atividades que demandam conhecimento técnico. Ela ainda minimiza os custos do escritório contábil, que não precisa contratar pessoas para fazer pesquisas online. Isso favorece a precisão das informações e o aumento da produtividade.

4. Busque a diferenciação nas atividades

Qual é o diferencial que você pode oferecer aos clientes? Ao disponibilizar um serviço especializado, você consegue aumentar os ganhos do escritório e conquistar a confiança do cliente.

Você pode apresentar soluções para os problemas que eles enfrentam. Geralmente, pequenas e médias empresas têm dificuldades para lidar com as finanças. É possível utilizar isso como uma oportunidade de oferecer consultoria para o empreendedor utilizar melhor os seus recursos.

Outro fator que pode influenciar muito os ganhos das companhias é o planejamento tributário. Nesse caso, você pode dar assessoria para o empreendedor fazer a escolha mais adequada, de acordo com a sua previsão de ganho ou perda para o ano.

5. Tenha um atendimento personalizado

A forma como a sua equipe atende os clientes pode favorecer a permanência deles no seu escritório. Em vez de entrar em contato apenas para cobrar o envio de documentos, por que não ligar para perguntar se o empresário tem alguma dúvida?

Você precisa manter uma relação mais próxima e mostrar que o escritório é parceiro do cliente. Use as ferramentas sociais para ampliar esse contato. O WhatsApp, por exemplo, pode ser utilizado para o empresário enviar perguntas que precisam de uma resposta rápida.

Já o Skype pode ser utilizado para fazer videoconferências e reuniões mensais. Assim, você não precisa se deslocar e ainda consegue oferecer um atendimento diferenciado. A ferramenta também pode ser usada para promover capacitações sobre organização financeira, gestão, entre outros temas.

6. Use o ambiente digital para armazenar documentos

Você ainda guarda os documentos dos clientes em um armário? Esse é um grande risco para o escritório, pois você está sujeito à falta de organização e perda de papéis (eles podem molhar ou queimar, por exemplo).

A maneira mais moderna e prática de arquivar documentos é a digitalização e envio dos materiais para a nuvem. Mas não basta apenas usar ferramentas gratuitas como o Google Drive. Elas oferecem maiores riscos e ainda têm um espaço limitado.

Nesse caso, o ideal é investir em uma solução robusta na nuvem, que tenha processos de segurança bem-definidos. Dessa forma, você apenas terá que se preocupar com o envio dos documentos, pois a manutenção fica por conta do fornecedor.

7. Forme parcerias

Muitas vezes, é difícil para um escritório contábil pequeno oferecer serviços completos aos seus clientes, pois isso demanda uma equipe altamente qualificada. Uma maneira de encarar esse desafio do contador de forma positiva é por meio da formação de parcerias.

Você pode buscar associações para unir expertises em diferentes segmentos e ter outro gestor capacitado para ajudá-lo a enfrentar as turbulências. A fusão favorece a colaboração mútua, o aumento na cartela de clientes e o compartilhamento de informações técnicas.

8. Invista no marketing digital

Essa é uma maneira de atrair e captar clientes para o escritório contábil. Para isso, é importante ter um site otimizado para as pesquisas do Google e produzir conteúdos relevantes em um blog.

A prática vai ajudá-lo a educar potenciais clientes sobre as questões que influenciam o sucesso do negócio. Quanto mais as pessoas entenderem que você tem um material de valor, maior será a sua credibilidade e oportunidade de fechar novos contratos.

Também é fundamental criar páginas corporativas nas redes sociais mais utilizadas pelos seus potenciais clientes. Desse modo, você pode compartilhar conteúdos do blog, oferecer dicas sobre gestão ou mudanças na legislação e se transformar em uma referência na área contábil. Consequentemente, você aumentará a visibilidade do seu site e do escritório.

Esses são os principais desafios do contador na atualidade. Use o seu conhecimento para encará-los de frente e melhorar a performance do escritório. Aproveite também para entender como aperfeiçoar a gestão fiscal!

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