x

Tributário

SPED: Amigo ou Vilão do Empresário Brasileiro?

SPED: Aliado ou Inimigo do empresario

16/08/2018 16:13

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
SPED: Amigo ou Vilão do Empresário Brasileiro?

SPED: Amigo ou Vilão do Empresário Brasileiro?

Recentemente empreendi uma palestra na empresa em que trabalho sobre nota fiscal eletrônica e a suas implicações. Durante esta palestra me deparei com talvez o mais singelo dos sentimentos humanos: Medo. Sim meus amigos, boa parte dos questionamentos feitos sempre eram motivados por uma única situação, o medo do Fisco.

A resiliência e a capacidade de enxergar oportunidades em cenários alternativos são qualidades, que na atual conjuntura econômica do nosso pais, tornam-se obrigatórias e compulsórias. Onde desmitificar o medo e encarar as oportunidades são elementos básicos, que ao meu ver, todo bom administrador deve saber fazer.

Enfim, neste preambulo, além de buscar quebrar paradigmas em relação a busca crescente de oportunidades, gostaria de destacar o papel do Fisco e do SPED nisso - Eis a questão que 99,99% das pessoas não conseguem compreender- Nem sempre as determinações do Fisco são draconianas e cruéis, e principalmente, nem toda obrigação se constitui em um ato punitivo ao empresário! Isso meus caros, e se isso for uma oportunidade? Se for uma chance de poder implementar políticas e procedimentos para otimizar a gestão das nossas empresas?

Observem que não estou dizendo que tudo são flores e que o céu é azul, mas sim, gostaria de enaltecer que existem oportunidades interessantes no horizonte, desde que, nós administradores e gestores estejamos engajados na busca perpetua de melhoria continua em nossos processos de negócios.

Por fim, neste preambulo, quero esclarecer que este é o primeiro artigo de uma série, nas quais farei uma análise detalhada e mais ampla das oportunidades geradas por este projeto e a visão administrativa-contábil a respeito de certas “lendas” que rondam o universo dos negócios.

Leia mais sobre

O artigo enviado pelo autor, devidamente assinado, não reflete, necessariamente, a opinião institucional do Portal Contábeis.
ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.