Contábeis o portal da profissão contábil

23
Mar 2017
17:00
você está em:

Conteúdo » Artigos

Conectividade Social - ICP

postado 19/09/2011 11:05:16 - 7.036 acessos

O uso cada vez mais amplo, constante e indispensável da Internet cria a necessidade de trabalharmos com ferramentas mais seguras, mais sigilosas para nossas informações, por isso cada vez mais os Certificados Digitais estão sendo exigidos.

Com isso a Caixa Econômica Federal gerenciadora do FGTS também passa a adotar o Certificado Digital em suas operações para fins de adaptação e agilidade no seu sistema relativo aos processos de transmissão e movimentação de GFIPS, GRRF, RDT's e demais funcionalidades do programa Conectividade Social. Ela disponibilizou uma nova versão do Programa, o Conectividade Social ICP, com ele substituindo a certificação própria, a Caixa pretende dar mais segurança no envio das informações e também permitir novas funcionalidades, tudo 100% via internet. Juntamente com um novo programa surgem as dúvidas de como fazer para ter acesso? Como fazer o registro? Quem é obrigatório? Quantos terei que fazer? Qual o custo? Dentre outras...

Assistindo a palestra da caixa de apresentação do programa as minhas dúvidas instantâneas foram: o programa de hoje é bem falho e precário, as agencias são sempre muito demandadas, e os serviços da caixa são geralmente de lenta resolução, será que o novo programa resolverá todos esses nossos problemas assim como estão dizendo? E quanto ao custo aos empresários?

Não foi mencionado nenhum tipo de incentivo, desconto, quando aos MEI, os micro empreeendores são protegidos do governo, incentivados para manter a formalidade e surge mais um custo, e alto, para eles, isso devido a um único funcionário registrado, que é o que a lei o permite ter. E quanto aos empregadores domésticos? Já são raros os que pagam FGTS para a empregada, e agora com a obrigatoriedade do certificado acredito que vai desestimular o recolhimento e ate mesmo a formalização da doméstica. Isso sem falar nos empregadores rurais, nas pessoas que possuem empregados registrados no CPF, CEI e CNPJ que segundo eles terão que obter um certificado para cada inscrição.

O propósito é bom, e se os resultados anunciados forem alcançados melhor ainda, porém, a implantação deve ser mais criteriosa e esclarecida afim de que ninguém seja prejudicado nem favorecido, e, sobretudo para que a relação Empregador - Caixa seja benéfica e tênue.

Camila Chaves
Graduando em Ciências Contábeis pela PUC Minas
Experiência de 7 anos no área de Departamento Pessoal
Instrutora de Treinamentos e Cursos
Artigo enviado por
Comentários

MATÉRIAS RELACIONADAS

Receba Novidades

receba novidades sobre o site e o fórum de contabilidade em seu e-mail

TOP ENVIO DE Artigos

Certificado Digital certificados digitais com preços promocionais para contadores

desconto de 15% em certificados digitais e pague no boleto ou parcele sem juros no cartão.

conheça mais

Facebook


Prezados(as) senhores(as), o Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussoes dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro. Ao acessar este site você concorda com os Termos de uso. Página carregada em 0.05 segundos.

Site desenvolvido por
Julio Guimaraes | Rogério César